Vocabulário da Costura

58

Dentro desse mundo da costura e bordado existem alguns termos que você precisa saber. Com o tempo esses termos passam a participar do seu universo pessoal de acordo com o nível de envolvimento que criamos com a máquina, seja para hobby ou para trabalho. É claro que existem regionalismos, assim sendo, a nomenclatura pode variar a partir da região em que moramos, mas eles não serão ignorados!

Nesse post você aprenderá o nome correto de alguns itens da máquina!

Volante:

Volante

O volante é a peça localizada na lateral da máquina. Ela confere movimentação à agulha e ao estica fio. É popularmente chamado de bola, círculo, cabeçote, entre outros.

Dentes impelentes:

dentes impelentes

Os dentes impelentes das máquinas servem para transportar o tecido durante a costura.
Para realização de algumas técnicas de costura os dentes devem estar abaixados, como por exemplo, ao pregar um botão e fazer um quilting livre.
As máquinas de bordado não possuem dentes impelentes. É popularmente chamado de dentinho da máquina, serrilha, serrinha, dentes de transporte.

Calcador:

O calcador da máquina é aquele acessório que você troca para realizar determinados tipos de costura. Há vários modelos de calcadores e cada um foi desenvolvido para nos ajudar com vários tipos de costuras. Temos calcadores de zíper, de bainha, de calcador reto, quilting, e muitos outros. É popularmente chamado de sapatilha, calçador, pezinho.

Bobina:

Bobina

A bobina é a peça de plástico que é usada para enrolar a linha de costura da sua máquina. Ela fica localizada na parte debaixo da máquina. É popularmente chamada de pecinha de plástico, canelinha, carretilha.

Estica-fio:

Estica fio

O estica-fio fica localizado na parte de cima da máquina. Ele tem formato de gancho e é um dos lugares que devemos passar a linha antes de passar pela agulha. Ele sobe e desce à medida que a máquina costura ou ao girar o volante.

Botão seletor de ponto:

Seletor de ponto

Os botões seletores estão presentes em algumas máquinas, como os modelos mecânicos. Eles são responsáveis por mudar o ponto, a largura ou o comprimento. Popularmente chamado de rodinha e bola que muda os pontos.

Pedal de controle:

Pedal de controle

O pedal é responsável por fazer a máquina costurar ou por controlar a velocidade da máquina. O modelo do pedal poderá variar de acordo com a máquina. Popularmente chamado de pedal e motor da máquina.

Pronto! Agora que você aprendeu o nome correto de algumas partes da máquina é só voltar a praticar suas costuras!

Se você tiver qualquer dúvida sobre qualquer outro termo entre em contato com nosso SAC para que possamos ajudar!
(11) 3675-6754 ou e-mail sac@janome.com.br