Como ganhar dinheiro com costura

102

Como ganhar dinheiro com costura

Separamos uma dezena de dicas para ajudá-la a entender como se preparar e ganhar dinheiro com costura.

Não existem limites para arrumar maneiras diferentes de conseguir uma graninha extra, ou até mesmo viver de costura, mas para quem está começando é legal ter uma noção do que normalmente as pessoas fazem por aí para conseguir seu ganha pão nesse mercado.

 Como ganhar dinheiro com consertos e ajustes em roupas

Quem está começando geralmente é alguém que não tem tanta prática ou experiência, com a costura, é normal que não entenda tanto de modelagem e da construção das peças. Por isso, uma ótima opção para começar a faturar nesse mercado é apostar nos consertos como troca de zíper, de botão e ajustes das peças no geral.

Para começar a trabalhar com consertos e ajustes em peças de roupa não é preciso ter uma oficina muito sofisticada, uma máquina doméstica normalmente dá conta do recado.

É muito interessante que você vá se especializando, entendendo a demanda da maioria de sua clientela para conseguir prestar serviços mais incrementados e, por consequência, mais rentáveis para se ganhar seu dinheiro com costura.

Tabele seus serviços.

Saiba quanto cobrar por cada conserto ou ajuste antecipadamente para não se perder em negociações de valores irrisórios que só irão atrasar seu dia. Por isso, é fundamental planejar seu negócio, vamos falar mais sobre isso ao final do texto.

 Roupas sob medida

Para produzir roupas sob medida é fundamental já ter alguma experiência com a costura e modelagem das peças. Não temos máquinas industriais.

Defina seu público.

É importante ter em conta qual tipo de roupa você irá fazer, feminina, masculina, social, infantil… Para cada tipo de público, será necessário um planejamento, conhecimentos e materiais diferentes. Um jeito muito bom de fazer essa escolha é buscar o que você gosta e buscar um público que conseguirá atingir com mais facilidade. Por exemplo, você tem muitas conhecidas que são mamães? Se sim, pode ser uma boa ideia pensar em costuras para moda infantil.

Tabele suas peças de acordo com o tamanho, pois terão custos diferentes, nível de detalhamento, o material pode ser mais caro e o acabamento pode demorar mais. Saiba quanto custa o seu tempo e material para ter o controle das negociações com o cliente.

Business photo created by rawpixel.com – www.freepik.com

 Pronta entrega

A diferença aqui é apenas que as peças não serão personalizadas, nem sob encomenda, mas produzidas antes de qualquer pedido. É possível trabalhar com os dois modelos ao mesmo tempo, tanto com peças para pronta entrega quanto encomendadas. Produzir peças para pronta entrega exige um maior planejamento ou você pode acabar com muita roupa encalhada o que é o oposto do que queremos quando começamos a costurar para ganhar dinheiro certo? Então escolha um nicho com o qual se identifique. Além de gostar do trabalho, também pense em algo que seja viável, que as pessoas ao seu redor precisem constantemente, ou que consiga divulgar com facilidade.

Como Ganhar dinheiro com costura- Arara de Roupas
Business photo created by rawpixel.com – www.freepik.com

Artesanato

A costura pode ser usada para a confecção das mais variadas peças de artesanatos incluindo brinquedos (LINK TEXTO BONECAS/texto abaixo), patchworks, almofadas, etc. Esse é o ramo com as maiores possibilidades criativas, sua produção aqui vai depender de sua imaginação e habilidades manuais.

Empreendendo

Planeje seus negócios. Você terá tempo para se dedicar integralmente ou apenas algumas horas por semana?  Separe boa parte do tempo que dedicará ao negócio para pensar como ele funcionará…

Quanto custará cada serviço? Tempo, materiais, desgaste e manutenção das máquinas, energia elétrica, aluguel do espaço se necessário, lucro, tudo isso entra no preço de cada serviço ou peça para se calcular quanto ganhar com costura.

Divulgação

Planejamento aqui também é fundamental. As redes sociais são excelentes ferramentas, grupos da cidade ou do bairro podem ajudar a alcançar mais pessoas, mas o boca a boca também nunca perde o charme. Presentear amigos e parentes com peças autorais ou pequenos serviços pode ser um bom cartão de visitas para criar uma carteira de clientes e, claro, faça um serviço caprichado!

A partir disso vá entendendo o que os clientes mais precisam e busque sempre atender suas necessidades, aos poucos você vai conseguir fazer tudo o que eles necessitam e você sempre será lembrado quando o assunto for roupas!

Esperamos que esse texto sobre como ganhar dinheiro com costura tenha ajudado muito vocês.

Janome, Apaixone-se.

Temos que colocar uma observação falando que, sim é possível ganhar dinheiro com as máquinas da Janome, porém elas não possuem características de máquinas industrias e não são voltadas para produção em larga escala.