Costura terapia – porque aprender a costurar pode ser uma ótima terapia

295
Costura terapia – porque aprender a costurar pode ser uma ótima terapia

Depois de um dia difícil de trabalho, nada como se sentar à mesa do ateliê e colocar sua Janome para funcionar!

Se para você, assim como nós, a costura ajuda a relaxar, esquecer dos problemas e organizar os pensamentos, então você já é adepta da “Costura terapia”.

Se você ainda não aderiu a essa prática incrível, acompanhe esse texto até o fim para conhecer mais!

 Terapia

A palavra “Terapia” tem sua origem no grego “Therapeía”, traduzido como “cuidado” e/ou “tratamento”.

Dela, a palavra “terapêutico” significa “aquilo que tem propriedades curativas”.

Quando atribuímos a característica terapêutica à costura, estamos afirmando que nela existem propriedades curativas que podem ajudar na saúde de quem costura.

Claro, não iremos fazer afirmações de curas milagrosas e se você sofre com alguns dos problemas que iremos citar aqui no texto, deve buscar e seguir orientações médicas.

Os efeitos terapêuticos da costura podem ajudar no seu tratamento e servir como um ótimo suporte emocional durante os momentos mais difíceis!

 Os problemas

Existe uma série de problemas que podem afetar o bem-estar físico e mental de uma pessoa. Dos pequenos incômodos do dia a dia às doenças mais debilitantes.

Tratar esses problemas é um esforço constante da própria pessoa, dos médicos e terapeutas.

Por isso, hobbys que reforçam concentração e o relaxamento podem ter uma influência muito positiva na saúde mental da pessoa e auxiliar positivamente tratamentos médicos.

Dentre os “males do século XXI” a depressão e ansiedade estão em alta, com uma parcela cada vez maior da população apresentando sintomas desses problemas. Em levantamento da OMS foi estimado que cerca de 10% da população brasileira sofra de ansiedade ou depressão.

Além destas, existe uma grande variedade de problemas que podem afetar nossa saúde mental, por exemplo o estresse, tão negligenciado, mas que pode iniciar quadros de depressão, doenças cardíacas, Alzheimer e outros problemas.

 A costura como terapia

Para aqueles que sofrem com problemas similares aos citados acima ou outras condições que exijam atividades relaxantes, a costura é um hobby que traz muitos benefícios.

A primeira vantagem para a saúde mental é o treinamento constante da concentração. Costurar exige foco e faz com que a pessoa consiga esquecer um pouco de seus arredores e se dedicar à atividade que está sendo realizada.

Outro grande estímulo mental produzido pela costura é a criatividade. Uma vez que você comece a produzir suas primeiras peças, as ideias vão vindo e a vontade de experimentar novas técnicas e criar novos visuais vão aparecendo.

A criatividade é uma habilidade que demanda treino e quando mais você coloca em prática, mais naturalmente ela virá e com ela, as recompensas mentais na forma de endorfina, serotonina, dopamina e ocitocina, hormônios responsáveis pela sensação de felicidade.

 Quando iniciar?

A hora certa para iniciar na costura e qualquer outra atividade é no momento em que você desperta o interesse. Não fique ponderando eternamente. Se você possui os meios de iniciar, não existe nada melhor do que tomar a iniciativa e colher todos os benefícios que isso pode te trazer!

Desejamos a todos muita saúde!

Janome, Apaixone-se!

 

 

 

 

 

 

 

 

Leave a reply