Customizando suas calças jeans

270
Customizando suas calças jeans

Pense em uma peça de roupa popular, que todo mundo já usou, usa ou está usando neste exato momento. Aliás, é bem provável que você, leitora do meu coração, também esteja usando essa peça!

Já adivinhou qual é?

Bom, vamos fingir surpresa e que você não leu o título do texto, okay?

Vamos falar sobre calças jeans e como adicionar o novo em uma peça histórica e atemporal.

Destruindo suas calças

No bom sentido, é claro. Calças rasgadas estão na moda há muito tempo e, acredite ou não, tem muita gente pagando bem caro por calças rasgadas “de fábrica”. Por isso, uma ótima maneira de aproveitar suas calças jeans mais velhas e dar um visual novo para elas é, simplesmente, “estragá-las” um pouquinho mais!

Existem duas maneiras de rasgar a calça de forma que ela fique com um visual bem estiloso.

  • Desfiando: faça dois cortes horizontais no local que você quer o desfiado, depois, com uma pinça, você irá puxar as linhas azuis (que passam verticalmente), até que sobre somente as linhas brancas horizontais.
  • Desgastando: aqui você pode usar uma faca com serra ou uma lixa (a faca é melhor), basta passar a faca na direção vertical da calça. Isso vai criar um efeito “surrado” no local.

Lembre-se de ter cuidado quando for fazer isso, pois exagerar pode estragar o visual.

Estampas

Uma técnica bem fácil, rápida e que produz resultados muito bonitos. Além disso, pode ser usada para “restaurar” algumas partes estragadas do seu jeans favorito.

Tudo que você precisa é de uma estampa e sua máquina de costura Janome para fazer o ponto reto ao redor da estampa.

Apesar da simplicidade, estampar a calça é uma técnica muito versátil. Um simples retalho de pano xadrez pode servir como uma boa “estampa”.

Se você tem calças mais velhas, pode experimentar colocando vários retalhos para criar visuais únicos. A dica aqui é dividir a calça em 4 partes, traçando uma linha (imaginária) na região dos joelhos e escolhendo uma ou duas regiões alternadas para costurar os retalhos.

É importante, também, manter as cores consistentes, para que o visual não fique muito bizarro.

Desenhando

As mais experientes vão gostar de tentar esse tipo de customização.

Para isso, você deve escolher os pontos certos para dar o destaque devido ao desenho que você irá fazer.

Em seguida, você irá traçar com caneta, sabonete ou lápis de alfaiate, o desenho na calça, para então passar o ponto por cima, com uma linha que destaque bastante.

Essa técnica é divertida, mas exige tempo e não é tão prática como as outras.

Não recomendamos utilizar em peças novas. Para as velhas, se tiver alguns rasgos ou danos que você queira costurar, basta ter o cuidado de passar o desenho exatamente em cima do estrago para camuflar o conserto!

Bordados

Quem tem uma máquina de bordado Janome em casa ou no ateliê, provavelmente já fez diversas customizações com bordados.

Você poderá personalizar de duas formas diferentes: bordar direto na calça, se o local rasgado permitir colocar a peça no bastidor ou fazer o bordado tipo patch e costurar na sua calça sobre a área rasgada.

Mas cuidado, você pode se apaixonar pelo resultado e virar uma patch lover!

Essa é uma das técnicas mais eficientes e que produz os resultados mais incríveis! Se você estava pensando em investir em uma bordadeira, talvez agora seja um bom momento para conhecer nossa linha!

Estêncil

Aqui existem 3 passos simples para fazer:

Imprimir o negativo de um desenho (para que ele fique na posição correta ao aplicar na peça), recortar os espaços que serão pintados, prender na calça com fita adesiva e pintar por cima.

Simples, fácil, divertido e com potencial de fazer uma bela bagunça! Por isso, é importante aprender direitinho como fazer um estêncil antes.

Essa foi nossa seleção de customização em jeans! Se você curtiu e/ou já fez algumas dessas, compartilhe com a gente em nossas redes sociais com a #Janomedobrasil!

Janome, Apaixone-se!

Leave a reply