Entendendo os formatos de arquivos de bordado Janome

950

As máquinas de bordar podem bordar apenas arquivos em formato de bordado.

 

Para bordar um arquivo externo na sua máquina de bordar Janome é preciso ter o arquivo na correta extensão de bordado que a máquina lê.

Existem alguns tipos de extensão de arquivos de bordados da Janome:

 

*.JAN

*.Jan é o formato principal criado pelo software de criação de bordados Digitizer MBX V4.5 e versões anteriores.

Ao criar um bordado usando o software Digitizer MBX V4.5 ou anterior, o arquivo editável será salvo no formato *.Jan.

Este formato é composto de: dados das partes do bordado, cores de linha programadas, preenchimentos, densidade de pontos e dimensões.

 

*.EMB
*.Emb é o formato principal criado pelo software de criação de bordados Digitizer MBX V5 e posteriores:

Ao criar um bordado usando o software Digitizer MBX V5 ou posterior, o arquivo editável será salvo no formato *.Emb.

Este formato é composto de: dados das partes do bordado, cores de linha programadas, preenchimentos, densidade de pontos e dimensões.

 

*.JEF
*.Jef  é o formato de bordado padrão para todos os modelos de máquina de bordar Janome.

Este é um formato de bordado fechado, que não permite alteração na tela da máquina.

Este formato contém base para leitura do arquivo de bordado na máquina, coordenação para movimentar o bastidor e instruções para execução de cada ponto do bordado.

 

*.JEF+

*.Jef+ é um formato de arquivo de bordado editável na máquina criado através dos softwares EmbroideryEditor (MC500E) e Horizon Link/Suite (modelos não comercializados no Brasil – MC12000 e MC15000).

Este formato contém as seguintes informações:

  • Reconhecimento de bastidores que são maiores que as gerações anteriores de máquinas de bordado Janome
  • Capacidade de leitura de cada parte do bordado permitindo que os desenhos combinados no arquivo possam ser movidos, rotacionados e redimensionados individualmente e diretamente na tela das máquinas de bordar Janome modelos MC500E, MC400E, MC9900, MC11000, MC12000, MC15000 e MB4
  • Os modelos anteriores de máquina de bordar Janome não leem o formato *.JEF+, por exemplo, MC200E, MC230E, MC350E e MC370E
  • Bordados enviados da máquina para o computador, via software EmboideryEditor ou Horizon Link/Suite estarão no formato *.JEF+

 

*.JPX

*.Jpx é um formato de bordado especial que pode ser lido pelos modelos mais recentes de máquinas de bordar Janome, como MC500e, Mc400E, MC9900, MC12000 e MC15000.

  • Este formato contém informações exclusivas que as máquinas possam precisar para executar determinadas funções especiais, como por exemplo, Cutwork (bordados coom corte), AcuFil (bordados de quilting) e bordados com imagens de fundo de referência.
  • Para criar um bordado em formato *.JPX é necessário possuir um software de criação de bordados Digitizer MBX V4 ou posterior. Este formato será criado automaticamente quando o arquivo for exportado do software de criação para o pendrive USB ou diretamente para a máquina MC500E, MC9900, MC12000, MC15000.
  • O formato de bordado de quilting AcuFil é automaticamente salvo no pendrive como *.alf, pois é um formato de arquivo especial.
  • O arquivo de bordado *.Jpx pode conter simultaneamente os dados do bordado e uma imagem de fundo do tipo JPEG. Esta função está disponível apenas nos novos modelos de máquina MC400E, Mc500E, Mc9900, MC12000 e MC15000.  A máquina exibirá a imagem de fundo na tela, sob o bordado, mas não será bordada. A imagem serve apenas de referência da estampa do tecido para auxiliar o posicionamento preciso do bordado no local desejado.

 

 

As máquinas de bordar não fazem a leitura de arquivos de imagens de qualquer tipo, por exemplo JPEG, PNG e BMP, pois funcionam apenas com arquivos de bordado, também conhecidos como matrizes de bordado.

 

A matriz de bordado é um arquivo criado em programas de criação de bordado, que contém informações de tipo de ponto, densidade do ponto, preenchimentos, contornos, cores, parada da agulha, corte de linha e muitas outras configurações programadas pelo criador do bordado.

 

As máquinas de bordar Janome que possuem entrada para pendrive para transferência de novos arquivos de bordado funcionam sem o uso do software de criação de bordados. Elas funcionam com os bordados que já vem na memória e também podem bordar matrizes de bordados em formato *.JEF (de acordo com o modelo da máquina) transferidas por pendrive.

 

Existem empresas especializadas exclusivamente em desenvolver e comercializar matrizes de bordado de diversos modelos e formatos. A Janome não comercializa arquivos de bordados no Brasil.

 

Para criar bordados a partir de imagens é necessário adquirir um software de criação de bordados, que é um item opcional vendido separadamente. O software será utilizado no computador e funciona independentemente da máquina. A criação do bordado será executada à parte e o arquivo final pode ser transferido para a máquina através de um pendrive USB.

 

Para mais informações sobre os softwares de criação de bordados entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor Janome.

SAC (11) 3675-6754 ou sac@janome.com.br

54321
(0 votes. Average 0 of 5)