O que você precisa ter em um kit de costura.

67

O que você precisa ter em um kit de costura.

o que preciso ter kit de costura

Além de vontade e paciência para errar um bocado antes de ir pegando o jeito da costura, você vai precisar de alguns itens básicos para equipar o seu ateliê.  Depois melhora e muito, pode ter certeza… Confira os itens:

– Tesouras – Sim, é mais do que recomendável ter mais do que uma tesoura à mão para começar a costurar, uma para o papel que será utilizado como molde e outra para os tecidos. Como a tesoura é um item indispensável, você não vai querer que ela perca o fio de corte na hora H, certo? Cuide bem de suas tesouras para nunca ficar na mão!

Agulhas – É importante ter muitas agulhas em um local organizado e de fácil acesso. Não dá nem para começar a pensar em costurar sem elas, então trate de ter muitas delas como reserva para qualquer emergência. Lembre-se que a agulha perde o corte com o tempo e deve ser usada por até 8 horas de costura.

– Linhas – Para um kit inicial, o indispensável é ter linhas de cores neutras, o branco, o preto e o bege são boas escolhas para começar. Com o tempo e dependendo das suas necessidades vá completando seu estoque com outras cores que precisar.

– Alfinetes – Assim como as agulhas, os alfinetes podem sumir se não forem acondicionados em um local seguro e organizado. Eles são muito úteis em uma oficina, por isso é muito bom ter alguns deles à mão. E para manter seus alfinetes organizados você pode usar um alfineteiro!

Bobinas – As bobinas são as peças onde são acondicionadas as linhas da máquina. Elas são pequenas, podem quebrar se não forem utilizadas da maneira correta, e também se perder pelo ateliê. Por serem indispensáveis no trabalho com a máquina, é altamente recomendável ter algumas peças reservas.

– Fita métrica – Sem medida, sem costura. Ponto!

– Giz/lápis de alfaiate – Muito útil para marcações em determinados tipos de tecido, principalmente os mais escuros.

Abridor de caseado – No começo é assim, você vai errar muito e vai precisar desfazer muita costura! Mas até as mãos mais experientes deslizam às vezes. Para todos esses momentos, conte sempre com um abridor de caseado. A menos que você não erre nunca, providencie um e tenha calma, tudo vai dar certo com a prática!

– Lapiseira/borracha – Você não vai desenhar os moldes na unha certo?

– Papel craft – Para o desenho dos moldes.

– Réguas de modelagem – Réguas simples, réguas curvas, esquadros. Quanto mais material que ajude na confecção de moldes bem traçados melhor! Esses kits podem ser encontrados em madeira e em plástico. A vantagem do plástico é que ele é transparente, facilitando a visualização do trabalho.

– Tecidos e botões diversos – Aqui começa a liberdade. A dica é optar por material mais em conta para que você possa praticar sem muita pressão. Não precisa comprar tudo de uma vez, vá abastecendo o ateliê aos poucos, assim que as ideias e necessidades forem surgindo.

– Máquina de costura – Existem variados tipos de máquinas: de bordado, de costura; domésticas, semi-industriais… Para começar a costurar, é importante definir o objetivo do seu trabalho, será focado mais na confecção de peças de roupa ou artesanatos? Em grande ou pequena escala?  E a partir daí, escolher a máquina ideal. Normalmente, uma máquina de costura doméstica é uma boa opção para quem está começando, mas é bom escolher com cuidado para não sentir a necessidade de uma máquina mais potente após apenas alguns meses de uso.  Uma boa dica para começar é a máquina Janome 1006P.

 

Quer saber como escolher a sua máquina ideal? Só acessar neste link
https://janome.com.br/2019/03/18/mecanica-ou-eletronica-qual-e-a-maquina-ideal-para-mim/

 

Esperamos que esse texto tenha ajudado muito vocês.

Janome, Apaixone-se.