Overloque, galoneira ou tradicional. Que máquina eu preciso?

223
Overloque, galoneira ou tradicional. Que máquina eu preciso?

O momento que todas esperamos ansiosas, que bate aquele friozinho na barriga e faz o coração disparar!

Este é o momento em que você finalmente clica no botão “Comprar” e sabe que sua nova Janome está a caminho e logo mais vocês irão se divertir muito produzindo diversas peças incríveis!

Mas, agora, vamos focar no caminho até esse processo e como decidir qual o tipo de máquina que você realmente precisa, overloque, galoneira ou tradicional.

 

Overloque:

As máquinas overloque têm a capacidade de costurar e chulear simultaneamente, ou seja, costurar de dar acabamento da peça do tecido evitando que ele desfie.

Antigamente as máquinas overloques eram todas industriais pesadas, porém, conforme os tempos foram evoluindo, versões menores, semi-industriais foram surgindo no mercado.

As máquinas overloque podem ser divididas em dois tipos:

Overloque tradicional – Além de costurar ela auxilia no acabamento e no corte das peças, sendo usada desde os lingeries mais delicados até capotes pesados.

Interloque – Muito usada para trabalhar com peças jeans, além das capacidades do overloque tradicional ela ainda conta com costuras retas.

E claro, para quem já possui uma máquina tradicional e não quer investir um alto valor em uma máquina overloque, nós temos na nossa loja a opções de calcadores que simulam o acabamento overloque, porém, eles não cortam o tecido.

Você encontra eles aqui e aqui.

A dúvida agora é, vale a pena?

No caso de profissionais experientes, a agilidade que a máquina overloque proporciona rapidamente equaliza o investimento necessário, porém, ela não é uma máquina onipotente (quem dera!), e tem suas limitações quando falamos em pontos simples como o reto, que a máquina overloque não é capaz de fazer.

 

Galoneira:

Tradicionalmente utilizada na indústria, a galoneira opera fazendo uma grande diversidade de trabalhos e acabamentos, como:

  • Bainhas;
  • Colaretes;
  • Golas;
  • Barras;
  • Viés;
  • Debrum;
  • Rebatimento de elástico.

A grande diversidade de serviços que ela possibilita e facilita a torna um investimento muito rentável para oficinas e ateliês, rapidamente retornando o valor investido na máquina.

E para quem está preocupado em ter que comprar um equipamento industrial, saiba que existem versões domésticas da Galoneira, com sistema de lubrificação manual, até 3 agulhas, até 4 fios e 1 volante.

 

Máquina Caseira:

As máquinas caseiras tradicionais são ideais para iniciar, praticar e começar no ramo profissional da costura.

Elas podem não possuir diversas funções que facilitam e agilizam o dia a dia de uma confecção ou ateliê como a máquina de overloque e a galoneira, porém, possuem uma grande variedade de pontos e configurações.

Elas trabalham bem com uma grande variedade de tecidos e são o equipamento básico para os primeiros serviços.

Podemos enxerga-las como o ponto inicial que irá te levar para os outros tipos de máquina e que nunca perderão sua utilidade.

Apesar de serem o ponto inicial, não devem ser subestimadas, uma vez que as máquinas caseiras podem ter modelos extremamente tecnológicos e refinados.

 

Qual escolher?

A escolha passa por alguns pontos fundamentais:

  1. Pouca ou nenhuma experiência – Se você está começando do zero, tanto a galoneira quanto a overloque estarão em um nível muito avançado para você e o ideal seria uma máquina caseira das mais básicas, para pegar o conhecimento necessário.
  2. Experiência intermediária – Se você já tem um conhecimento razoável, provavelmente já possui uma máquina caseira, a sua escolha aqui passa por qual será o passo mais rentável para você, analise os serviços que estão aparecendo e qual a melhor forma de supri-los, se é com uma overloque, um galoneira ou uma máquina tradicional mais avançada.
  3. Avançados – Neste ponto, você provavelmente já tem alguns dos equipamentos e atende alguns setores de serviço, a melhor forma de escolha é analisar qual equipamento te falta e se o investimento te dará retorno em produtividade. Não adianta nada comprar uma máquina que verá um muito pouco serviço e que há possibilidade de suprir o serviço com seus outros equipamentos disponíveis.

Enquanto nos níveis básicos e intermediários é uma questão do escolher o próximo passo, profissionais mais avançados estão na situação de preencher espaços com o que falta.

Entenda em qual ponto você está e dê uma visitada pela nossa loja, temos certeza de que existe uma Janome perfeita para você.

Recomendações Janome:

Para ajudar um pouquinho na sua escolha, preparamos uma indicação de cada tipo para você. Essas máquinas são as favoritas do pessoal aqui da Janome e esperamos que possam ser suas companheiras também!

Overloque: Ultralock 8002 D

Galoneira: 1000 CPX

Caseira: 1006p

Ficamos por aqui, e nos vemos no próximo artigo!

Janome, Apaixone-se.

 

54321
(0 votes. Average 0 of 5)
Leave a reply