Patchwork como espelho da criatividade

47

O patchwork é uma expressão do inglês que significa, em tradução livre, trabalho com retalhos. Essa tradução descreve perfeitamente a técnica que consiste em juntar pedaços de retalhos de dois, ou mais, tecidos diferentes para a confecção de padrões que podem ser usados no ornamento de diversas peças como roupas, toalhas, lençóis, almofadas, entre outras.

Utilizar a técnica pode ser muito vantajoso no seu ateliê já que, ao utilizar retalhos, você pode reaproveitar pedaços e sobras de outros projetos que poderiam ser descartados, otimizando os recursos investidos. Outra vantagem, como veremos a seguir é que com o patchwork você pode dar asas à sua criatividade.

A técnica de patchwork

Normalmente, em uma peça de patchwork existem três camadas que se unem para formar a peça ou padrão: o tampo, o enchimento e o forro.

Como o nome diz, o tampo é a camada de cima onde os retalhos são costurados. O enchimento também tem o nome autoexplicativo, composto geralmente por um tecido de suporte que tem a função de dar volume e sustentação à peça, como manta por exemplo. Por último, o forro serve como camada de acabamento.

Para unir as três camadas é usada uma máquina de costura de modo que os pontos façam um desenho, de acordo com o projeto artístico idealizado, ao longo da peça.

Pixabay

 

Veja um exemplo:

A técnica traz, literalmente, infinitas possibilidades pois ela pode ser aplicada em uma grande diversidade de peças e acessórios como já mencionado acima, e os padrões podem ser os mais diversos variando de construções totalmente abstratas, para uma composição de figuras super realistas.

Construção de uma paisagem a partir de retalhos de diferentes tipos de tecidos.
Construção de uma paisagem a partir de retalhos de diferentes tipos de tecidos.

Design photo created by freepik

Por todas essas características o patchwork pode ser considerado uma técnica muito versátil e excelente para que você exercite sua criatividade. Trabalhar com padrões em patchwork é uma maneira excelente para você se conectar com seu interior, exercitando a expressão de sua personalidade e deixando aflorar o artista que existe em você.

Esperamos que esse texto tenha ajudado e inspirado você a criar as mais lindas peças utilizando o patchwork.

Janome, apaixone-se.