Quais são os tipos mais comuns de pontos de costura?

37

Listamos os principais pontos de costura para você aprender como utilizá-los.Existem muitos tipos diferentes de pontos que são utilizados para variadas finalidades em uma máquina de costura. Neste post vamos apresentar os mais comuns e quais suas principais utilidades.

Ponto Reto

O ponto reto é o ponto padrão em qualquer máquina de costura. Ele serve primordialmente para unir dois ou mais tecidos.

Ponto Ziguezague

O ponto ziguezague, pode ter muitas funções e variações! É utilizado, por exemplo, para dar acabamento em uma peça de modo que ele não desfie nas pontas, pregar botões, costura de tecidos elásticos, entre outros.  Seu traçado pode ser útil também como ponto decorativo.

Ponto Ziguezague 3 pontinhos

O ziguezague de três pontinhos também serve para decorar peças, mas além disso ele auxilia na costura de tecidos elásticos, dando mais reforço a peça.

Ponto invisível

O ponto invisível é essencial quando se trabalha com roupas sociais ou em qualquer situação onde a ideia é que os pontos de costura sejam imperceptíveis.

Ponto Overlock

O overlock é um ponto feito com uma máquina específica para que as bordas dos tecidos tenham um acabamento alinhado e reforçado feito com 3 ou 4 linhas. Ele é ideal para fechamento de peças de vestuário, costura de segurança e bainha enrolada (fru-fru). Muito utilizado em tecidos finos e flexíveis.

Pontos Decorativos

ponto decorativoServem, é claro, para decorar tecidos e peças. Na Janome 8900QCP, por exemplo, você conta com 270 tipos diferentes de pontos que podem ser usados das mais variadas formas para embelezar e dar personalidade únicas às suas peças.
Esperamos que esse texto sobre os principais pontos de costura tenha ajudado muito vocês.

Janome, Apaixone-se.