Como costurar nas retas, e nas curvas

167

Para costurar peças de roupa ou para a produção de artesanatos é indispensável ter algumas habilidades manuais básicas que são aprimoradas com o tempo. A primeira delas é costurar em linha reta. Para treinar é possível utilizar tecidos e linhas mais básicas e baratas ou até, em último caso, a agulha sem linha e uma folha de papel. Desenhe muitas retas no tecido ou na folha e comece a treinar, em pouco tempo você vai perceber a evolução!

Alguns macetes são muito úteis para ajudar no alinhamento e são utilizados inclusive por profissionais, como por exemplo uma fita elástica. Uma fita de cabelo, ou objeto de propriedades semelhantes, ajuda a deslizar o tecido apenas na direção desejada, facilitando a costura reta e regular. Outro item muito utilizado com esse intuito é o guia de costura, uma ferramenta mais profissional.

Depois de ficar craque nas retas, é hora de ir para as curvas. Desenhe formas variadas e tente seguir as linhas. É bem provável que seja necessário levantar muito o calcador da máquina no começo, aos poucos você vai conseguir manejar o tecido com mais facilidade.

Juntar tecidos com texturas diferentes é uma tarefa sempre complicada, eles deslizam com muita facilidade. Uma dica que facilita muito a vida nessas horas é usar o calcador de quilting reto. Os dentes desse calcador permitem que os dois tecidos se movimentem de maneira simultânea entre eles e, consequentemente, da mesma forma abaixo da agulha.

Para costurar botões, é possível utilizar o modo de ponto em ziguezague. É preciso muito cuidado para alinhar a agulha aos furos dos botões e para isso você terá que ajustar a largura do ponto. Inicie devagar, vá com calma no pedal, caso contrário, existe o risco de danificá-la. Com a agulha alinhada, o trabalho é quase instantâneo.  Lembre-se de isolar ou abaixar os dentes da máquina. Você também pode usar um calcador para pregar botão.

Alguns tecidos são muito finos e ficam com grandes furos quando utilizadas agulhas ou alfinetes. Se você precisa marcar um pedaço de tecido fino, uma alternativa aos alfinetes são grampos ou presilhas, elas oferecem o mesmo resultado, sem danificar a peça.

Confira também 6 maneiras diferentes de fazer costura reta: https://janome.com.br/2017/09/29/seis-maneiras-diferentes-de-fazer-costura-reta/

Janome, Apaixone-se.