FAQ

Dúvidas Frequentes

Se não encontrar a resposta para a sua dúvida entre em contato com o SAC (11) 3675-6754 ou sac@janome.com.br

Como posso conseguir um novo manual?Você pode fazer o download diretamente aqui no site da Janome. Os manuais estão disponíveis em formato PDF na seção Downloads. Se o manual da sua máquina não estiver disponível entre em contato com o SAC (11) 3675-6754 ou sac@janome.com.br

Todas as máquinas Janome comercializadas no Brasil possuem 1 ano de garantia para defeitos de fabricação. A garantia é válida por 1 ano a partir da data de emissão da sua nota fiscal de compra. As instruções estão contidas no certificado de garantia que acompanha sua máquina. A garantia só será válida mediante a apresentação da nota fiscal de compra. Exija sempre a sua nota fiscal de compra. 

Você pode acessar o menu Produtos > Acessórios e verificar os itens.
Em cada item tem a informações de modelos de máquinas compatíveis. Para as máquinas de costura os calcadores(pezinhos) são separados por largura máxima do ziguezague. Existem 3 tamanhos de largura do ziguezague, 5mm, 7mm e 9mm. As máquinas mecânicas tem largura máxima de zigzag de 5mm. As máquinas eletrônicas podem ser 7mm ou 9mm. Os modelos 2018DC, 2030DC, 2030QDC, 3160QDC, 4120QDC, 7700QCP, 8077, 4100QDC são 7mm. Os modelos Skyline S5, 8200QCP, 8900QCP e 9900 são 9mm. Se você tiver um modelo diferente entre em contato com o SAC para verificar.

O calcador para ziguezague A ou calcador de uso geral das máquinas de costura é aquele que já vem encaixado na sua máquina. Ele não vem juntamente com os demais acessórios.

Para dar maior segurança, as máquinas vem com a agulha abaixada e por esta razão o estica-fio (ou alavanca de elevação da linha) fica escondido. Para passar a linha na máquina gire lentamente o volante na sua direção e verifique que o estica-fio se movimenta para cima e para baixo. Deixe-o na posição mais alta para passar a linha. Lembre-se sempre de girar o volante na sua direção (para frente), nunca para trás.

Dependendo do modelo da sua máquina, os acessórios estarão na parte de cima, encaixados no isopor que protege a máquina ou estarão dentro da caixa de acessórios (também conhecida como base móvel). O calcador para caseado de botão (ou calcador para casa de botão) geralmente está dentro da caixa de acessórios, mas separado dos demais acessórios.

A Janome fabrica e comercializa apenas máquinas de uso doméstico. As máquinas são portáteis e possuem alça para facilitar o transporte.

As máquinas de bordar Janome utilizam o formato de bordado  .JEF. A máquina não vai identificar imagens em outros formatos. Para cada modelo de máquina de bordado Janome existe um passo a passo específico para preparar o pen drive e para colocar os desenhos no pen drive. Clique no modelo da sua máquina pra acessar o passo a passo de transferência de bordados. 

Quando você adquirir uma máquina Janome que é bivolt, pode costurar ou bordar sem se preocupar em trocar a voltagem. As máquinas bivolt da Janome possuem um sistema automático de detecção da voltagem e podem ser usadas tanto em 110V como em 220V. Por esta razão não existe chave na máquina para alterar a voltagem.

Sim, as máquinas Janome são vendidas em diversos tipos de lojas no Brasil. Você encontra em sites de grandes e pequenas empresas, em ateliês e em lojas especializadas em máquinas. O tempo de garantia é o mesmo independentemente do local da compra. Aqui no site da Janome você encontra as opções para escolher onde comprar: Lojas ou Internet.

Quase todas as máquinas de costura e de bordado Janome devem ser utilizadas com a bobina plástica transparente.  A bobina metálica pode danificar sua máquina.

As bobinas metálicas são usadas apenas nos modelos MB-4 e 1600P-QC. Não use bobinas metálicas em nenhum outro modelo.

As máquinas de costura e de bordado Janome devem ser utilizadas com agulhas de uso doméstico. Não devem ser utilizadas agulhas para máquinas industriais.

Você deve preferir utilizar acessórios originais Janome e indicamos o uso das agulhas Janome. Você também pode utilizar as agulhas de uso doméstico das marcas Orange, Organ ou Schmetz. Lembre-se: Nenhuma outra marca pode ser utilizada. 

Depois de fazer o quilting livre, o cerzido ou pregar botão, você precisa subir os dentes da sua máquina para costurar normalmente outros tipos de costura. Para subir os dentes movimente a alavanca para o lado oposto do que está e veja que os dentes continuam abaixados. Gire o volante na sua direção até que os dentes voltem para a sua posição original.

Não. Estes modelos não possuem o sistema de corte de linha automático.

A versão do catálogo de junho de 2015 possui um erro de impressão contendo a informação de corte de linha automático que não consta nestes modelos. O corte de linha automático está presente nos modelos eletrônicos a partir do modelo 3160QDC.

Se você desmontou a lançadeira da sua máquina de costura Janome modelo 1006 ou 2008 e não sabe como montar novamente, clique no link a seguir para aprender com o vídeo: Montando a lançadeira da Janome 1006 e 2008.

Na sua máquina de bordar Janome você pode utilizar a linha para bordado 100% poliester tamanho 150 (esse tamanho 150 é a espessura da linha). Geralmente se utiliza linha para bobina na cor branca.