Comparando as máquinas 1006 e 1006P

141

Para vocês que desejam comprar uma máquina mecânica, mas possuem dúvidas entre adquirir a 1006P ou a 1006, venham conferir nesse vídeo as principais diferenças entre elas 🙂

Os dois modelos são máquinas de costura mecânica com largura máxima do ziguezague de 5 mm.
Para que você possa entender, as máquinas mecânicas são ideais para a costura de tecidos pesados pois possuem a lançadeira tipo oscilante, que é aquela que fica na frente da máquina.
Tanto o modelo 1006 como o modelo 1006P possuem esse tipo de lançadeira e permitem costurar até 8 camadas de jeans, sendo indicadas para quem deseja uma máquina potente para costurar deste tecidos leves até tecidos pesados.
Por ser uma máquina mecânica, ela não possui placa eletrônica e por isso não apresenta funções automáticas.

Para costurar você precisa acionar o pedal de controle e controlar a velocidade fazendo mais ou menos pressão sobre ele.

O modelo 1006 foi lançado pela Janome do Brasil em 2014 e o modelo 1006P foi lançado no Brasil em 2019.

Confira abaixo as informações sobre os dois modelos para escolher a máquina ideal para o seu tipo de costura.

O modelo 1006 possui 6 tipos de ponto e tem apenas um seletor para a escolha do ponto. Neste modelo não é possível alterar o comprimento nem a largura dos pontos, sendo possível optar apenas pelos pontos pré-definidos. Além disso, este modelo não possui os pontos flexíveis, que são os pontos SS (também conhecidos como pontos elásticos / stretch stich).

E para que são indicados estes pontos flexíveis?

Para você que deseja costurar um tecido com elasticidade ou um tecido que tende a esticar, como a malha. O modelo 1006 não possui os pontos flexíveis e também não possui o ponto que imita o caseadinho que é bastante usado para fazer aplicações em feltro, por exemplo.
O modelo 1006P possui 12 tipos de ponto, possui o seletor de ponto e o setor de comprimento do ponto.
Neste modelo você consegue selecionar qual ponto deseja e ajustar o comprimento desse ponto.

Dentre os 12 pontos, a máquina possui os pontos SS, pontos flexíveis, que como já mencionamos são indicados para costura de malha e tecidos elásticos.

Também neste modelo há o ponto que imita o ponto caseadinho para costura de aplicação.
Este ponto não é igual ao original realizado pelas máquinas de costura eletrônica, mas é uma opção bem interessante para fazer aplicação nas máquinas de costura mecânica.
O modelo 1006 possui os pinos do carretel de metal e o modelo 1006P possui os pinos de plástico, mas é apenas uma característica do pino que não atrapalha em nada o desempenho dasua costura. Outra diferença está no corpinho das máquinas ser bem parecido, mas o design das flores na 1006 é em cor em laranja e agora na 1006P o design traz as as flores em cor roxa.

O corte de linha lateral que é utilizado para cortas as sobras de linhas no final da costura está presente apenas no modelo 1006.
Se você achar necessário, pode adquiri-lo separadamente e instalar no modelo 1006P.

Em relação aos acessórios, o modelo 1006P vem com mais itens que o modelo 1006.

Começando pelo modelo 1006 podemos falar do calcador para costuras gerais, que vem encaixado na máquina. Ele também é conhecido como calcador para ziguezague.
Os demais acessórios vêm dentro de um saquinho plástico, que fica guardado no compartimento da base móvel
Ao receber a máquina, para encontrar os acessórios é só retirar a base móvel, aquela que retiramos para deixar o braço livre e fazer costuras tubulares.

Começando pela agulha, a máquina 1006 vem com três agulhas tamanho 14, no blister agulhas de agulhas básicas, que são indicadas para costura de tecidos leves a médios.

Acompanha também bobinas plásticas adicionais, além da que já vem encaixada na máquina. Sempre use bobinas originais Janome, que são as bobinas altas de plástico e no corpinho da bobina vem marcada a letra J. Não compre ou utilize bobinas paralelas ou metálicas não originais pois podem prejudicar a sua máquina e as suas costuras.

Além da bobina, a máquina também vem com um descosedor, que é aquele acessório que a gente utiliza para desmanchar os pontos na nossa costura quando alguma coisa não ficou legal.
O descosedor vem fechadinho e consegue abrir a tampinha para chegar na lâmina. Cuidado pois a lâmina é bem afiada, então sempre depois de utilizar tampe-o novamente.

A máquina possui também o calcador para caseado de botão, transparente e pode ser usado quando a gente deseja costurar a casa do botão.
Por ser transparente ele pode ser utilizado para costura de outros tipos de ponto e facilita na visualização dos pontos.

Este modelo acompanha também a chapinha de cerzir ou a plaquinha de cerzir, que deve ser encaixada na máquina para ser utilizada para pregar um botão ou fazer um quilting livre, além de outras técnicas que os dentes de transporte não podem entrar em contato com o tecido

 

O modelo 1006P vem com mais acessórios como mencionamos anteriormente.

Ele acompanha o mesmo conjunto de agulhas, o calcador para costuras gerais e ziguezague, as bobinas plásticas Janome, o descosedor e a placa de cerzir.

Este modelo acompanha o calcador para aplicação de zíper comum, que vai auxiliar bastante durante a costura do seu zíper.

Temos também um calcador para caseado de botão, mas ele é diferente do modelo 1006, pois possui marcações em vermelho que auxiliam a fazer o tamanho da casa do botão.

Acompanha também o calcador para bainha invisível que possui um parafuso de ajuste da regulagem da bainha.

Da mesma forma que a 1006, os acessórios da 1006P também vêm guardadinhos no compartimento da base móvel (braço livre) da máquina.

 

Vocês que estão iniciando no mundo da costura ou deseja uma máquina potente para costura de tecidos grossos, para fazer a fantasia do carnaval de seu filho, para fazer as barras de calças da sua família, não deixem de comprar os modelos de máquina mecânica 1006 e 1006P, pois eles vão ajudar bastante nesse tipo de costura!

 

Esperamos que vocês tenham gostado desse comparativo, até à próxima, tchau tchau e boas costuras!

 

Você também poderá acessar o comparativo em um outro post:
Comparativo 1006 x 1006P – Conheça as diferenças!

Clicando nos modelos abaixo você poderá conhecer um pouco mais sobre eles: 1006 e 1006P

Qualquer dúvida entre em contato em com nosso SAC pelo telefone (11) 3675-6754 ou e-mail sac@janome.com.br

Janome, apaixone-se!

54321
(1 vote. Average 1 of 5)