Mecânica ou eletrônica, qual é a máquina ideal para mim?
Existem duas linhas de modelos de máquinas de costura Janome, as mecânicas e as eletrônicas.
As máquinas da linha mecânica são modelos um pouquinho mais básicos e recomendados para a costura de tecidos pesados ou quando precisamos desenvolver trabalhos que envolvam mais de uma camada de tecido. Em geral são as favoritas para a costura do dia-a-dia, como por exemplo pregar um botão que soltou, fazer a barra de uma calça que está um pouco mais comprida do que gostaríamos que estivesse, entre outros reparos.
As máquinas da linha eletrônica são modelos que possuem recursos que podem facilitar a prática de técnicas de costura tais como o Quilting e o Patchwork por isso costumam ser as queridinhas do público amante desses estilos de projetos.
É mais comum do que se imagina pensar que quanto mais funções e pontos tiver a máquina, melhor será! Muita calma nessa hora. Se você já decidiu ser o momento certo para ter uma máquina de costura doméstica, a principal pergunta que deverá fazer será:
O que costuro com maior frequência?
Costura geral, reparos de roupas, bolsas ou técnicas de costura como quilting e patchwork?
Se você já sabe qual será o tipo de costura que planeja desenvolver com maior frequência, pegue essa informação e combine com as características das máquinas de costura até alcançar o modelo ideal. Isso só será possível depois de conhecer um pouco mais sobre as linhas de máquinas de costura disponíveis. Vamos lá?
Os modelos da linha mecânica costumam ser comercializados em voltagem 110V ou 220V e funcionam por meio do acionamento do pedal. São aqueles modelos mais próximos das máquinas clássicas de costura que possuem certa tradição e que estão presentes no imaginário coletivo quando o assunto é máquina de costura:
- Largura máxima do ziguezague 5mm
- Lançadeira oscilante
- Indicada para costura de tecidos grossos
- Caseado de botão de 4 passos
- Excelentes para a costura do dia-a-dia
- Artesanatos no geral
- Bichinhos de feltro
- Bonecas de pano
- Itens de decoração para casa como almofadas e cortinas
- Ponto tipo caseadinho para aplicações no pano de prato
- Várias camadas de tecidos
- Bolsas, bolsas de praia, necessaires de maquiagem
- Bolsas e necessaires de courino
- Caminha para seu animal
- Barra de calça jeans
- Marmitas térmicas
- Roupas
Modelos: 1006, 2008P, 2008S e 3022
Os modelos da linha de máquinas eletrônicas são autovolt e se ajustam automaticamente à voltagem da corrente elétrica, possuem alguns recursos que podem facilitar a prática de técnicas de costura como corte de linha automático, botão que permite abaixar ou levantar a agulha automaticamente, botão start/stop para iniciar ou pausar a costura, pontos decorativos variados entre outros.
- Largura máxima ziguezague de 7 ou 9 mm
- Lançadeira rotativa
- Indicada para Quilting ou o Patchwork
- Caseado de botão automático
- Costura decorativa na almofada e cortina
- Quilting em mantas
- Patchwork em almofadas
- Vários pontos para aplicação em roupinhas de criança
- Personalização em camisetas de malha
- Tecidos elásticos como malha
- Canto mitrado
- Panô
- Bolsas com técnicas de quilting e patchwork
- Aplicação em panos de prato e toalhas
- Enxovais personalizados com costura decorativa
Modelos de máquinas de 7 mm: 2018DC, 2030QDC, 4120QDC, DM7200, DC6100
Modelos de máquinas de 9 mm: Skyline S5, 8900QCP, MC6700P
É possível usar as máquinas tanto mecânica quanto a eletrônica para diversos tipos de costura desde que sejam feitos os ajustes necessários como o tipo do ponto, largura e comprimento assim como a utilização de acessórios adequados para o seu projeto. Evidentemente existem modelos que podem facilitar certos tipos de costura e por isso costumam ser os mais indicados, mas também é possível fazer trabalhos excelentes pensando “fora da caixinha”.
Lembre-se que se houver qualquer dúvida ou dificuldade, você pode conversar conosco pelos seguintes canais de atendimento: sac@janome.com.br ou (11) 3675–6754.