Tecidos frescos para o calor – Escolha as melhores opções para suas peças!
Meus queridos e queridas, se vocês estão como eu, então deve ter uns 3 ventiladores virados para você!
Que calor, não é mesmo?
E para melhorar, estou reformulando o guarda-roupas para a primavera e não estou com as roupas certas para a temperatura escaldante que nos assola.
Entretanto, não se preocupem, pois o no blog não falha e inspirada pela minha experiência em temperaturas extremas, decidi escrever sobre quais tecidos vocês podem utilizar para aliviar um pouquinho o calor!
Então, se você, como eu, não quer terminar 2020 em um estado de matéria diferente do sólido, acompanha esse textinho para saber quais tecidos estocar para criar as roupas mais leves e frescas para a primavera!
- Tricoline: um favorito de todas as costureiras e extremamente versátil, caindo bem em roupas femininas, masculinas e infantis. Na hora de escolher, preste atenção na gramatura do tecido, para não precisar de forros e mantê-lo leve e fresco. Para a costura, recomendamos agulhas entre 75/11 e 90/14 do mais leve ao mais pesado.
- Seda: a seda é um daqueles tecidos que tem a maravilhosa propriedade de aquecer no inverno e refrescar no verão. Além de ser um tecido leve, é muito elegante, porém, de preço elevado e manuseio delicado. Por isso, é possível substituí-lo por versões sintéticas com toque de seda, que o efeito é muito parecido! A seda, como um qualquer tecido mais fino, pede pontos menores e trabalha muito bem com a agulha universal entre 65/9 e 75/11.
- Linho: quando falamos em calças e blusas frescas, o linho é provavelmente uma das melhores opções, entretanto, é famoso por amassar com relativa facilidade, o que pode ser um charme para alguns. O método de trabalhar com ele é similar ao algodão e vai muito bem com agulhas entre 75/11 e 90/14.
- Malha: temos as malhas de algodão e as furadinhas, perfeitas para camisetas e vestidos respectivamente! A malha é um tecido leve e gostoso e você certamente irá querer soltar a criatividade com a versatilidade que a malha te dá. Para costurar malha recomendamos agulha “ponta bola” específica para ela e de numeração entre 80/12 e 90/14, outro detalhe importante é a escolha do calcador, que deve ser de rolo ou teflon para que a malha deslize com facilidade.
- Viscose: mais ou menos fios, estampada ou lisa, a viscose é um tecido muito popular, principalmente nas peças de praia como cangas e saias. Ela é bem macia e confortável e você pode criar uma grande variedade de peças como saias franzidas, vestidos soltinhos, batas e muito mais. Para costurar recomendamos agulha universal ou para algodão 75/11. Se tiver a tendência a esticar recomendamos a “ponta bola”.
Essas são nossas principais indicações para você se divertir costurando peças para a primavera, mas não nos limitamos a elas.
Se você quer expandir ainda mais o seu arsenal, você pode buscar por algumas outras variedades que caem bem.
Por exemplo, tecidos a base de algodão natural geralmente são frescos devido a forma que suas fibras são estruturadas, logo, tecidos que possuam uma boa porcentagem de algodão em sua composição podem ser opções interessantes de se explorar.
E na ponta, temos os tecidos artificiais de absorção, que são feitos para absorver a umidade do corpo e auxiliar na transpiração, mantendo o corpo em uma temperatura estável.
Esses tecidos podem ser utilizados para fazer roupas de exercício e se saem muito bem contra o calor.
Lembre-se, uma das partes mais divertidas da costura é a exploração.
Você pode usar nossas dicas como ponto de partida e descobrir tecidos e técnicas ainda mais legais.
O importante é seguir costurando com prazer!
Janome, apaixone-se