Alfaiates e costureiros brasileiros – quem são nossas estrelas?

96
Alfaiates e costureiros brasileiros – quem são nossas estrelas?

Recentemente comentamos sobre as tendências de moda e o impacto que elas têm no mercado, hoje, iremos falar sobre as pessoas que geram esse tipo de influência e como elas podem servir de guia e inspiração para que você evolua dentro do mundo da costura.

Os alfaiates e estilistas são profissionais costureiros que criam obras em formas de roupas e alguns deles acabam virando referências para  aqueles que vêm depois, seja por técnica ou estilo, conhecer grandes nomes é sempre uma ótima maneira de aprender.

Então, como amantes da costura, nós resolvemos escolher grandes nomes brasileiros que podem servir de motivação para seu caminho na costura.

Zuzu Angel

A mineira nascida em 1921 é uma figura histórica que transcende o universo da costura, ganhando os holofotes mundiais por conta do combate à ditadura militar.

Como estilista, Zuzu tinha um estilo que valorizava as raízes brasileiras, utilizando uma grande variedade de cores tropicais e estampas. A simplicidade e feminilidade marcavam o desenho das peças e a experimentação com tecidos diferentes e materiais como pedras e conchas, produziam resultados únicos.

Outra característica marcante em suas peças era a prioridade da mulher simples do dia a dia, enquanto outros estilistas da época focavam somente nas elites.

Zuzu Angel faleceu em 14 de abril de 1976, vítima de um acidente de carro no Rio de Janeiro.

A história de vida da estilista foi contada em um filme de 2014, que pode ser facilmente encontrado na internet( tem nos streamings? Caso não tenha talvez nem mencionar isso para não parecer que incentivamos a pirataria). .

Alexandre Herchcovitch

O estilista de 49 anos, nascido em São Paulo, é hoje uma das maiores figuras brasileiras da moda. Seu contato com a moda começou cedo, quando sua mãe, dona de uma pequena confecção, começou a ensiná-lo os princípios básicos da costura. Dali em diante, sob tutela da mãe, desenvolveu cada um dos ofícios de costureiro e graduou-se em moda em 1993, aos 22 anos.

Alexandre tem uma extensa carreira no mundo da moda e cria quatro coleções anualmente, as quais apresenta nas passarelas de São Paulo e Nova York.

Com um portfólio incrivelmente diversificado, a melhor maneira de aprender com o estilista é acompanhá-lo nas redes e nos desfiles. Certamente, uma grande fonte de inspiração para muitos.

Ricardo Almeida

Conhecido como o maior alfaiate brasileiro da atualidade, Ricardo Almeida comemorou os 35 anos de sua marca com a ideia de expandir o feminino.

O alfaiate que vivenciou períodos em que os bons tecidos simplesmente não existiam no Brasil, devido às limitações na importação, é conhecido pelo corte impecável das suas peças de alfaiataria.

Segundo ele, um dos maiores aprendizados de sua carreira é paixão e o envolvimento com sua profissão, estando sempre atualizado e conhecendo cada parte do processo.

O trabalho de Ricardo é uma excelente fonte de inspiração para quem almeja trabalhos impecáveis e cortes finos.

Martha Medeiros

A alagoana, filha de uma professora de artes, trocou a carreira de bancária pelo mundo da moda, e hoje é reconhecida como uma das grandes estilistas brasileiras.

Com um estilo focado nas tradições nordestinas, Martha é conhecida pelo uso de rendas produzidas em comunidades locais como matéria prima para vestidos elegantes de alto padrão.

A estilista, além de trazer elementos simples como a renda no mercado de luxo, também é bem conhecida pela responsabilidade ambiental e consumo racional.

Martha é uma excelente fonte de inspiração para quem deseja utilizar elementos simples e tradicionais e produzir peças incríveis!

Brasil

Nosso país é dono de uma imensa diversidade cultural, com elementos riquíssimos esperando para ganharem seu espaço no mundo da moda. Se tem algo que aprendemos ao escrever esse artigo é que a inspiração está a nossa volta, basta treinarmos o olhar e trazer para a costura os elementos que chamem nossa atenção.

Nossa maior dica para todas as costureiras e costureiros que almejam criar ou expandir sua marca é estar sempre de olho em possíveis inspirações, sejam grandes nomes do mundo da moda ou elementos do seu cotidiano.

No final, acreditamos que todos são capazes de criar peças incríveis, e quando fizerem, não se esqueçam de marcar a #JanomedoBrasil para dividir com a gente os seus estilos únicos!

Janome, Apaixone-se!

Leave a reply