Como deixar sua Janome novinha em folha.

79
Como deixar sua Janome novinha em folha.

Se é uma Janome, já sabemos que é praticamente um tanque de guerra em forma de máquina de costura, feita para durar uma vida toda. Se engana, porém, quem acha que sua companheira irá segui-la por anos e anos sendo maltratada, nenhuma boa relação dura desse jeito e a parceria com a sua máquina não é diferente.

Para ter sua máquina de costura Janome ao seu lado pelas próximas décadas, será necessário muito mimo e tratá-la muitíssimo bem. Com um relacionamento saudável não existe parceria que não dure!

Por isso, vamos aos cuidadinhos e mimos básicos que você deve ter com a sua companheira de aventuras costurísticas!

Desligue sua máquina da tomada

Existe uma série de problemas que podem acontecer ao deixar sua máquina sempre ligada na tomada. Descargas de energia infelizmente acontecem e podem danificá-la.

Para a limpeza, é essencial que ela esteja desligada, isso evita que algum curto possa ocorrer com as partes elétricas e também previne que acidentes ocorram.

Por isso, sempre mantenha a máquina fora da tomada quando não estiver usando!

Mantenha sua máquina coberta

O ar ao redor da sua máquina não é 100% e existe uma infinidade de partículas que podem ir se acumulando até que venham a causar danos na máquina.

Você pode utilizar capas próprias, feitas em casa ou simplesmente um lençol para cobri-la. O importante é manter a sujeira longe da sua companheira!

Tire o pó frequentemente

Não estamos falando para abrir a máquina e limpá-la minuciosamente (ainda). Mas, uma boa dica é ter uma escovinha de limpeza e tirar os excessos de pó e fiapos que podem ter se acumulado.

Troque as agulhas com frequência

Usar uma agulha além da sua vida útil não é bom nem para a sua máquina e nem para as peças que você estiver produzindo.

Agulhas normalmente têm duração de 8 horas dependendo do tipo de trabalho realizado e devem sempre ser trocadas após esse período.

Importante, também, é verificar quais as especificações adequadas para a sua máquina e tipo de serviço. Isso vai evitar que sua máquina trabalhe de forma forçada e sofra danos por mau uso (a outra expressão também está certa, mas acho pesada sendo que o sinônimo é abuso).

Limpe as bobinas

Crie o hábito de sempre verificar a bobina antes de iniciar uma sessão de costura. Veja se a mesma está colocada corretamente e sem fios soltos.

Limpe semanalmente a caixa da bobina com um pincel ou após trabalhar com tecidos que soltam muitos resíduos.

Lubrifique regularmente sua máquina

Lubrificar a sua máquina regularmente garante que todas as partes mecânicas irão continuar se movendo facilmente e com pouca resistência. Isso é essencial para evitar desgaste e danos causados por peças ressecadas.

Para realizar essa tarefa, basta conferir o manual da sua máquina e ver exatamente as partes que devem ser lubrificadas.

Revisão regular

Para finalizar a nossa listinha de cuidados, está a revisão da máquina. Não se esqueça de ter um cronograma de revisão para garantir que todos os componentes estão em perfeito estado. Pense na revisão como um merecido “check-up”.

Com todos esses cuidados em dia, sua Janome poderá te acompanhar por uma vida toda e até mesmo cruzar algumas gerações!

Janome, Apaixone-se!

 

Leave a reply