Como fazer uma carteira com a sua Janome?

232
Como fazer uma carteira com a sua Janome?

O caminho da costura começa com projetinhos simples, e o melhor de tudo é que enquanto você aprende, você vai distribuindo presentinhos e lembrancinhas criados com carinho na sua Janome, assim, você aprende um monte e todo mundo se diverte!

Dessa vez selecionamos algo bem simples para você praticar:  uma carteira.  E tudo que você precisa é:

  • Tecido: escolha um tecido grosso e firme para dar uma boa durabilidade e fuja dos tecidos escorregadios, pois queremos algo fácil de costurar;
  • Tesoura: a boa e velha companheira de corte, bem afiada como sempre;
  • Cartolina ou Papel Cartão: aqui você pode até mesmo aproveitar para reciclar um pouquinho e pegar material de embalagens velhas ou cartolinas usadas, já que ela só irá servir como forro;
  • Alfinetes, prendedores e cola: na hora de prender as partes da carteira cada um tem seu jeito preferido, escolha a opção mais fácil para você;
  • Marcadores: pode usar lápis, caneta ou giz, o importante é marcar certinho os pontos de corte.

O primeiro passo é marcar. Então, vamos pegar alguma carteira alheia como “modelo”. Coloque-a aberta sobre a cartolina e passe o contorno com linhas, escapando para baixo, de forma que você possa dobrar a parte horizontal da carteira.

Recorte e dobre. Dessa forma, você terá praticamente pronta uma belíssima carteira de papelão. Essa é a área que guarda seu precioso dinheirinho.

Com o molde de cartolina, vamos recortar o tecido. Tente deixar cerca de 2 cm de pano sobrando em cada canto, para posteriormente dobrar e costurar.

Para as partes internas temos que pensar nos bolsos de documentos e suportes de cartão. Para os bolsos, você deve recortar um pedaço de tecido do tamanho de um dos lados da carteira, podendo optar por fazer um ou dois bolsos de documentos, e para os cartões, vamos recortar um pedaço de tecido com a metade do tamanho vertical do bolso de documentos, podendo colocar em um ou ambos os lados da carteira.

 

Agora vamos trabalhar os tecidos:

  • Bolsos internos: pegue os recortes que servirão como bolso, dobre duas vezes a borda do bolso, passe o ferro e costure.
  • Porta cartões: uma maneira bem simples é fazer dois cortes do tamanho dos cartões no tecido deles e dar acabamento para não rasgar.
  • Montagem: agora para montar, pegue a parte do tecido que ficará no interior da carteira, os bolsos e os porta-cartões, costure os porta-cartões nos bolsos, ou caso tenha optado por apenas um bolso, costure o porta-cartões em uma das metades sem bolso do tecido que ficará para dentro da carteira.

Costure os bolsos em cada uma das metades da parte interna da carteira e estamos prontinhos para finalizar.

 

Para montar a carteira:

Utilizaremos a cartolina como suporte interno para dar um pouco mais de firmeza ao produto final. Então, coloque as duas partes de tecido envolvendo a cartolina e dobre no formato da carteira. Os pontos de tecido extra devem ser dobrados para fazer as bordas de acabamento. Passe o ferro e costure-os.

E finalmente, nossa carteira de pano está prontinha! É um trabalho rápido, fácil e divertido. Portanto, não tenha medo de errar e dar o seu próprio charme aos produtos.

A prática leva à perfeição e a sua Janome está ao seu lado nessa jornada.

Janome, apaixone-se!

54321
(0 votes. Average 0 of 5)
Leave a reply