Como ler moldes de costura.

120
Como ler moldes de costura.

Os moldes de costura são parte fundamental do dia a dia de quem quer produzir peças de roupas, e noções básicas de como ler adequadamente os moldes irão te ajudar a produzir corretamente as peças desejadas.

Se você olhar na internet, existem diversas opções de moldes para compras, e provavelmente aqueles modelos que você gosta tanto têm seus moldes disponíveis para compra ou até mesmo download.

Então, vamos entender como eles funcionam:

A primeira coisa a se atentar é a numeração na frente da embalagem, que se refere ao modelo e tamanho da peça de roupa.

Os moldes geralmente vêm em vários tamanhos, então antes de comprar, verifique se há o tamanho desejado.

É comum que os moldes tenham imagens das peças na embalagem, então estude bem o caimento, variações e tecidos recomendados!

No verso do molde você irá encontrar mais detalhes, como: desenhos mais detalhados, linhas de costura e comprimentos possíveis. As variações são marcadas com símbolos ou letras para identificar o modelo específico.

Outro detalhe importante são as sugestões de tecidos para a produção da peça. Tenha certeza de que são materiais que você está familiarizada e tem capacidade de trabalhar. Tecidos muito escorregadios podem ser desafiadores para iniciantes.

Os moldes virão também com uma lista de produtos necessários para a produção das peças, alguns podem estar inclusos no pacote, mas é bem possível que você tenha que fazer algumas comprinhas antes de ligar sua Janome.

A fita métrica é essencial, uma vez que, os moldes vêm com tamanhos específicos, você terá que saber como tirar suas medidas adequadamente para escolher os tamanhos corretos para as peças!

Com as medidas em mãos você deverá localizar a fileira do modelo que você deseja criar e a coluna com a numeração adequada para você. Nesse espaço haverá também a quantidade de tecido que você precisa.

Modelo, tecido e medidas em mãos, vamos às instruções. Elas contêm desenhos marcados com letras ou números correspondentes à peça de roupa.

Feito isso, leia atentamente às instruções de costura, pois elas podem conter detalhes essenciais para evitar erros na hora de produzir a peça.

Leia atentamente os diagramas de corte, que darão as informações como as linhas da fibra, que estarão indicadas por setas no molde.

Após estudar atentamente o material, vamos ao molde. Desdobre as peças necessárias para sua roupa e passe o ferro em temperatura baixa, para evitar quaisquer dobrar ou vincos no papel.

Identifique os símbolos para recorte e ajuste, linha única sendo para cortar, linhas duplas para ajustar, triângulos para as junções entre uma peça e outra, e pontos, que indicam onde a costura começa e termina.

Com o molde pronto, prepare bem seu tecido. Lembre-se de lavar, secar e passar antes de começar.

Isto feito, dobre o tecido como indicado no molde e estenda-o com o lado avesso para cima.

Encontre o plano de corte das peças nas instruções, posicione e prenda o molde ao tecido como indicado. Confira se as peças estão alinhadas com as fibras do tecido e comece a recortar.

Com tudo pronto, é hora de ligar sua Janome e começar a costurar!

Lembre-se sempre de ler atentamente as instruções, e em caso de dúvidas, algumas empresas de moldes disponibilizam uma central de atendimento ao consumidor, que você pode entrar em contato quando se deparar com dificuldades.

 

Janome, Apaixone-se!

54321
(0 votes. Average 0 of 5)
Leave a reply