Costura criativa – o que é e como começar

52
Costura criativa – o que é e como começar

A última moda no mundo da costura e uma das mais divertidas é a costura criativa. Claro, nós aqui da Janome também somos apaixonadas por colocar nossas ideias e inspirações na ponta da agulha e fazer a máquina trabalhar.

O que pode encucar algumas iniciantes, no entanto, é uma questão filosófica sobre, o que raios é essa tal de costura criativa?

Por isso, não se preocupe, pois no final desse texto você irá entender o que é, de onde veio, para onde vai e entrar de vez no mundo da costura criativa!

O que é Costura Criativa?

Você deve estar pensando nesse momento “Deve ser unir criatividade e costura” e está completamente certa, no entanto, isso é apenas o começo da conversa.

A costura criativa vai muito além do campo das ideias e traz uma percepção completamente nova para o ateliê. Ela une diversas referências da costura, desde o corte até o patchwork, criando uma dinâmica de trabalho detalhista e econômica.

Além do design e estilo, a costura criativa depende da diversidade de conhecimentos da costureira, em saber trabalhar e misturar diversas técnicas e tecidos diferentes para criar peças novas, de forma que nenhum material é inútil ou descartável.

Saber aproveitar retalhos e sobras, além de estimular a criatividade para trabalhar com o que se tem à mão e não com o que se deseja, traz vantagens econômicas significativas para o ateliê, reduzindo em muito o desperdício.

Iniciando na Costura Criativa

Iniciar é simples, dominar é complicado.

Por ser uma vertente fortemente ligada à criatividade, o início é relativamente fácil, basta, literalmente, utilizar os materiais que se tem em mãos e testar a união de técnicas e materiais.

Apesar do começo simples, dominar a Costura Criativa é um esforço de anos e desenvolvimento de novas habilidades e conhecimentos, uma vez que você não terá como unir aquilo que não conhece.

Por isso, quem busca se desenvolver nessa área deve ter fome de conhecimento e aceitar um estado de constante aprendizado.

A costura é uma arte milenar e até hoje novas possibilidades, tendências, técnicas, equipamentos e materiais novos surgem constantemente no mercado, e com cada um deles, uma nova porta se abre no caminho da costura criativa.

O grande segredo é adotar uma política de autodesenvolvimento e desperdício zero no seu ateliê, buscar novas ideias e aplicá-las em suas peças, olhar para os retalhos que sobram e enxergar oportunidade ao invés de “lixo”.

Vantagens de iniciar na Costura Criativa

O caminho é longo, mas os benefícios são grandes:

  • Economia – para a costureira criativa não existe material inútil, tudo pode ser utilizado, consequentemente, o desperdício diminui e as peças produzidas aumentam;
  • Conhecimento – a costureira criativa está constantemente em busca de conhecimento e isso traduz em habilidades capazes de resolver grandes desafios;
  • Exclusividade – usar o que se tem à mão faz com que as peças adquiram formas únicas e muito difíceis de serem copiadas, sejam detalhes na composição ou estilos completamente novos;
  • Versatilidade – dominar diversas áreas possibilita aumentar a diversidade de serviços que você pode oferecer aos seus clientes e a quantidade de clientes que você pode atender;
  • Agilidade – conhecer diversas técnicas abre caminhos inesperados para melhorar a eficiência do seu serviço;
  • Estado mental – exercitar a criatividade e ver coisas novas surgirem das suas mãos é algo que eleva o humor e o espírito, por isso, costureiras criativas são conhecidas por sua energia positiva!

Se você se interessa pela nobre arte da Costura Criativa, certamente tem um longo e maravilhoso caminho pela sua frente. Nosso maior conselho é curtir a jornada e compartilhar fotos de todas as criações com a #JanomeCriativa para que todas nós possamos fazer parte desse caminho incrível da costura!

Janome, Apaixone-se!

 

 

 

 

 

 

Leave a reply