Costura inglesa – o que é e como fazer?
Minhas queridas costureiras e costureiros, parece que está na hora do chá não é mesmo? Afinal, nada melhor do que mergulhar nas tradições britânicas para falar sobre o tópico de hoje: a Costura Inglesa.
Se você está no ramo ou no hobby da costura, sabe a importância dos acabamentos, por isso, a Costura Inglesa é uma ótima ferramenta para adicionar ao seu repertório de costura!
O que é a costura inglesa
Também conhecida como costura rebatida, a costura inglesa é um dos acabamentos mais utilizados em calças jeans e camisas. A facilidade e versatilidade dela permitem diversos outros usos e aplicações no dia a dia da costureira.
Como é feita a costura inglesa?
O processo da costura inglesa é bem simples e bastar seguir da seguinte maneira:
1 – Vire uma das partes do tecido ao avesso;
2 – Una as duas partes;
3 – O lado que está ao avesso deve ter um pouco mais de tecido;
4 – Junte as partes com a costura reta;
5 – Dobre a parte do tecido que está sobrando sobre a outra, depois, dobre novamente, deixando as duas dobras próximas à primeira costura;
6 – Passe a costura reta sobre as dobras.
O resultado será um acabamento limpo, utilizando as duas linhas de costura reta como “decoração” local.
Qual a diferença entre costura inglesa e francesa?
Se você nos acompanhou nas últimas semanas, deve ter visto o outro texto falando sobre a costura francesa e pensado no que diferencia cada uma delas.
Na verdade, elas são bem distintas em suas características:
- A costura inglesa é mais utilizada em camisaria enquanto a francesa é mais utilizada em tecidos finos;
- A costura francesa é embutida e fica escondida enquanto a costura inglesa é pespontada, logo, há costura aparente em sua finalização;
Apesar das distinções, ambas são importantes e devem ser estudadas, afinal, quanto mais técnicas você dominar, mais opções terá na hora de criar suas peças!
Janome, Apaixone-se!