Dicas para começar bem na costura!

65
Dicas para começar bem na costura!

Começar algo do zero nunca é uma tarefa fácil.

Depois dos 30 então… (rindo, mas é de desespero). Brincadeiras à parte, todo mundo que já se dedicou a aprender algo novo sabe que existe um grande desafio no caminho até a maestria.

Muitas vezes esse processo pode ser frustrante, cometemos muitos erros e os resultados são frequentemente decepcionantes. Mas está tudo bem, essa fase passa e aos poucos as coisas começam a sair como você imagina.

Iniciar no novo exige dedicação, tempo e muita paciência.

Com a costura não é diferente, é com o tempo que vamos “pegando o jeito” e conseguindo melhorar nossa técnica e habilidade, conhecendo as melhores ferramentas para produzir trabalhos de qualidade, mas é claro que algumas dicas podem nos ajudar a encontrar alguns atalhos.

É possível aprender a ser um bom costureiro ou costureira em menos tempo do que você imagina! Para isso, listamos abaixo dicas que vão te ajudar a atingir esse objetivo mais rápido:

Dica 1 –  Começando com materiais simples

Quando estamos iniciando qualquer atividade, é natural que estejamos mais propensos a erros, o que também se aplica à costura. Por isso, é importante começar com materiais simples e de menor custo. Afinal as chances são grandes de que no processo de aprendizado exista desperdício e quanto maiores forem os valores envolvidos, maiores serão os prejuízos nesses casos. Mas não se desespere, com prática e as dicas a seguir vamos te ajudar a errar menos nesse começo!

Dica 2 – Atenção à fita métrica

A fita métrica é uma das principais ferramentas na hora de costurar, por isso ela precisa de atenção especial. Fixe sua fita à mesa de trabalho para garantir a precisão no momento da costura.

Dica 3 – Alfinetes e agulhas sempre à mão

Para evitar acidentes e ter sempre acesso rápido a esses itens utilize uma esponja ou sabonete para fixá-los.

Dica 4 – Botões e esmalte

A costura nos botões pode ser mais frágil de que gostaríamos em muitas ocasiões. Para evitar perdas, uma dica útil é a aplicação de esmalte incolor na linha após a afixação dos botões, o que traz mais segurança para a costura.

 

Dicas para utilizar sua máquina de costura Janome

Dica 1 – Tecidos elásticos combinam com ponto ziguezague

As máquinas Janome contam com uma infinidade de opções de tipos de ponto. Entre os mais clássicos estão o ponto reto e o ponto ziguezague. Esse último muito recomendado para tecidos elásticos, para preservar a característica desse tipo de fibra.

Dica 2 – Cuidado com a postura

Para costurar é preciso dar muita atenção à postura, buscar uma posição que te garanta conforto, firmeza e controle dos movimentos. Seus braços não podem estar muito esticados. As chances de erro quando estamos sentados de maneira desalinhada aumentam muito, então atenção à postura sempre!

Dica 3 – A fita crepe pode ser sua grande companheira

Para evitar erros no alinhamento da costura você pode usar a boa e velha fita crepe para melhorar sua visualização.

Dica 4 – Não se perca com a agulha

Uma atitude muito usual para iniciantes e que costuma ocasionar muitos erros é perder o foco ao prestar atenção nos movimentos da agulha. O seu sobe e desce acaba nos distraindo algumas vezes e se não estivermos atentas e atentos podemos cometer erros bobos. A dica é sempre estar atento à linha da fita ou a borda do tecido.

Com essas dicas e um pouco de paciência nas primeiras tentativas, logo logo você estará muito bem na costura e conte sempre com a tecnologia e qualidade dos produtos Janome em sua caminhada!

 

Janome, apaixone-se!

 

 

 

Leave a reply