Malhas – O que você precisa saber.

375
Malhas – O que você precisa saber.

Entrar em uma loja de costura é uma sensação maravilhosa. Tantas opções e tantas possibilidades. O que fazer, o que escolher?

Com um universo tão grande de tecidos disponíveis, é claro que o assunto também é imenso!

Dessa vez, selecionamos um tipo muito específico e que não é exatamente um tecido, a malha. Malhas são maravilhosas, e como o uso plural demonstra, existe muito mais do que apenas uma.

Por isso, se você gosta de se deliciar com nova informação, fica aqui com a gente!

Malha não é tecido

Mas o que!? Como assim malha não é tecido?

Exato, existe uma diferença muito característica entre eles, a elasticidade.

De fato, o tecido não é elástico, ganhando essa característica somente com a adição de elastano, e mesmo assim bem pouca.

Essa característica se deve à maneira como o tecido é feito, a partir do entrelaçamento dos fios de trama com os fios de urdume, que resultam em baixa elasticidade e superfície mais plana. A malha por outro lado, possui os fios têxteis tramados para a mesma direção, a horizontal, resultando em uma elasticidade muito maior.

Dessa forma, a malha é colocada em uma categoria própria, fora dos tecidos.

Malha na moda

A malha possui uma infinidade de usos e seria difícil definir um segmento específico para a malha, porém, um jeito fácil de saber quais peças ficariam boas com malha é pensar na elasticidade e na estação.

Caso você não precise de elasticidade, você pode optar por tecidos, do contrário, malhas são o caminho para se escolher.

Outro ponto é a estação, isso vai te ajudar a escolher um tipo que se encaixe para aquela peça de roupa que você está planejando.

Para te ajudar, separamos os principais tipos de malha!

As malhas

  • Cardada e Mercerizada – são o mesmo tipo, a diferença é que a malha mercerizada é uma versão melhorada da Cardada. Geralmente utilizadas em uniformes e feita 100% de algodão. As espessuras vão de 24.1, 26.1 e 28.1 para a malha Cardada e 30.1 para a mercerizada, o que a deixa mais fina e áspera.
  • Malha penteada – também feita 100% de algodão, a malha penteada passa por um processo que a livra das impurezas, deixando-a mais maleável, confortável e durável. Apesar de ser uma opção mais cara, a malha penteada tem diversos benefícios na retenção de suor, maciez e conforto;
  • Malha fria – confortável e não desbota, a malha fria, composta de 66% poliéster e 33% viscose é um excelente material para climas frios, pois retém pouquíssimo suor. Tem um toque acetinado muito confortável e menor tendência de formar bolinhas (pilling), porém, não é indicada para pessoas com muitas alergias pela baixa retenção de suor;
  • Cacharrel – super popular para blusinhas e festas, esta malha é feita 100% de poliéster. Graças a sua característica de grande aderência a estampas é muito usada em abadás e roupas de evento, no entanto, possui baixa durabilidade.
  • Malha Piquet – essa é para os amantes de roupas mais sociais. Feita da combinação de poliéster e algodão a malha piquet é usada por diversas marcas em roupas sociais e camisas polo.
  • Dry – produzidas de poliéster ou poliamida este tipo de malha é feita para esportistas devido a sua grande capacidade de absorver a transpiração e auxiliar na prática esportiva.

As malhas são muito populares no universo da costura e aprender a trabalhar com elas certamente irá acrescentar muito ao seu portfólio.

Lembre-se, a prática leva à perfeição, por isso é muito importante treinar a aprender as características delas para chegar a um resultado impecável!

Janome, Apaixone-se!

Leave a reply