Os tipos de entretelas mais comuns e suas vantagens!

76

Recebeu sua máquina de bordar e está ansioso(a) para começar a testar todos os bordados?

O primeiro passo é separar os tecidos, as linhas e as entretelas!

Você sabia que existem vários tipos de entretelas que você pode usar para cada tipo de tecido e acabamento do bordado que deseja?

As entretelas são responsáveis por estabilizar o tecido que vai bordar. Elas devem ser posicionadas na parte do avesso do tecido.

A escolha correta da entretela é muito importante para o bom acabamento do seu projeto.

Normalmente, quanto mais fino o tecido que for bordar, mais estabilizado ele deverá ficar para que não enrugue ou saia do bastidor na hora do bordado.

Se você tiver dúvidas da entretela ideal para seu tecido faça testes com retalhos para encontrar aquela que mais se adapte ao seu projeto e ao seu material!

Por exemplo, vai bordar uma toalha ou uma fraldinha? Então use uma entretela hidrossolúvel na parte de baixo e também alguma entretela na parte de cima cima para evitar que as felpas do tecido atrapalhem o bordado. Veja um exemplo:

 

Entretela toalha felpuda

 

 

Conheça abaixo algumas das entretelas disponíveis e suas vantagens:

Entretela hidrossoluvel
Entretela hidrossolúvel de tecido
Uma película fina que dissolve em água – Pode ser usada em trabalhos de cutwork, renda bordada, richilieu, lado direito de tecidos felpudos, como toalhas. Previne irritação na pele. Ao lavar ou emergir o produto na água, a entretela se dissolve.

Entretela hidrossolúvel de plástico
Uma película fina que dissolve em água – Pode ser usada em trabalhos de cutwork, renda bordada, richilieu, lado direito de tecidos felpudos, como toalhas. Previne irritação na pele. Ao lavar ou emergir o produto na água, a entretela se dissolve.

Entretela TNT
Entretela TNT
Entretela mais fina e maleável – Pode ser usada com tecidos mais estruturados, que não precisam de tanta estabilidade ou então no avesso de bordado em roupas e peças que ficam em contato com o corpo. Possui o toque mais suave.

Entretela rasgavel

Entretela rasgável
Entretela feita com fibras que se rasgam facilmente – Pode ser usada com tecidos estáveis. Basta puxar a entretela para destacá-la do bordado. Por não ter um toque mais suave como as outras, não é recomendada para projetos onde o avesso do bordado entrará em contato com a pele.

Esses são os tipos de entretelas mais comuns, mas há outras também que você poderá usar, como por exemplo as termossolúveis que se dissolvem ao passar com o ferro ou então as termocolantes, que são entretelas adesivas que devem ser aplicadas com o ferro e servem para malhas e todos os tipos de tecidos instáveis.

 

 

Entretelas adesivas podem ser usadas também para prender um pequeno pedaço de tecido ou trabalho que não possui
tamanho suficiente para ser fixado no bastidor ou para prender veludo e outros tecidos felpudos que ficariam marcados pela
moldura do bastidor. Limpe a caixa da bobina depois de bordar com entretelas adesivas, pois geralmente ficam resíduos de cola.

 

Agora que vocês já aprenderam um pouquinho mais sobre as entretelas mais usadas, mãos à obra e vamos bordar!

Ah, as entretelas não são exclusivas para os bordados, ok? Você também pode usá-las para estruturar os tecidos nas máquinas de costura.

Viu como elas são importantes 🙂

Qualquer dúvida entre em contato com nosso SAC pelo telefone (11) 3675-6754 ou e-mail sac@janome.com.br