Ponto, para que serve? Preparamos essas explicações para iniciantes.

162
Ponto, para que serve? Preparamos essas explicações para iniciantes.

Olá meninas e meninos da costura, tudo bom com vocês?

Por aqui está tudo ótimo!

Sabemos que muita gente que nos acompanha aqui entende muito, mas muito mesmo sobre costura, todas as técnicas, pontos e estilos, e queríamos dizer que amamos vocês e que podem sempre passar nas nossas páginas para deixar um comentário, porém, hoje vamos focar no básico, e se você está começando, fica aqui com a gente e vamos falar um pouquinho mais sobre pontos.

O que é o ponto?

Um ponto é o entrelaçamento da linha no tecido pela agulha e o tipo de ponto é dado pela repetição desse ciclo.

Ou seja, a forma que a máquina de costura passa a linha e a entrelaça através do tecido é o ponto, e a forma com que ela faz isso de maneira repetitiva é o tipo de ponto.

Confuso? Um pouquinho, mas na hora que você ligar sua máquina de costura Janome e ver ela fazendo esse processo, você vai entender facilmente a nossa descrição.

Para que serve um ponto?

Para costurar. Próxima!

Calma, calma. Iremos explicar.

Os pontos têm diversas finalidades dentro da costura, não se limitando apenas a uma função.

A função mais básica do ponto é unir dois tecidos, comumente feita com o ponto reto, que é o ponto mais básico de uma máquina, porém, conforme você ganha experiência é possível experimentar técnicas e pontos diferentes para executar uma mesma função.

Como alguém famoso uma vez disse “Um verdadeiro mestre deve dominar o básico”, e se alguém famoso não disse isso, deveria, porque é uma ótima frase.

A próxima função que podemos tirar dos pontos é o acabamento. Para que uma peça de roupa não desfie suas bordas e tenha um aspecto bonito, é necessário dar o devido acabamento às peças, para isso, podemos usar alguns tipos de pontos, e até máquinas específicas, como a overlock.

Por último e não menos importante, temos os pontos decorativos, e aqui, meus amigos, sua costura brilha!

Se os pontos utilitários são o coração da costura, os decorativos são a alma, são eles que te dão a habilidade de fazer peças únicas e ligar sua máquina de costura Janome simplesmente para se divertir e fazer coisas legais em uns retalhos largados pelo ateliê, afinal, quem nunca, não é?

Quais os pontos que eu PRECISO conhecer?

Os pontos básicos da costura são o reto e o zigue-zague, são eles que vão realizar as principais funções de unir tecidos e dar os acabamentos básicos na peça.

Para peças mais finas temos o ponto invisível, que é muito usado quando queremos que o ponto não apareça.

O zigue-zague de três pontinhos também é muito usado em peças finas, além de excelente para a costura de tecidos elásticos, dando mais reforço à peça.

Com esses pontos já existe uma infinidade de possibilidades para você explorar na costura, mas, por que parar em três ou quatro pontos quando existe uma variedade imensa para você explorar?

Nossa dica de ouro é: aprenda e domine os básicos, e quando estiver confiante comece a testar todas as possibilidades que o seletor da sua máquina de costura Janome te dá.

Divirta-se!

Conhecer pontos é uma jornada e temos certeza que sua Janome vai percorrer esse longo caminho, juntinha com você!

 

Janome, Apaixone-se!

54321
(0 votes. Average 0 of 5)
Leave a reply