Tipos de pontos usados em bordados.
Queridas, uma coisa que vocês, que acompanham o mundo da costura como a gente já devem ter percebido é que as máquinas de bordado estão em alta!
Convenhamos, o bordado é muito útil para decorar diferentes peças e tecidos, podendo dar uma cara totalmente nova e até mesmo recuperar um artigo que já era considerado uma velharia.
É possível fazer lindos bordados usando as máquinas de costura da Janome, tanto as programáveis, eletrônicas, como de forma manual.
Vale lembrar que a Janome também conta com uma linha exclusiva de máquinas bordadeiras!
No presente post vamos apresentar para você os principais e mais utilizados pontos para bordar tecidos à mão e também com o auxílio das máquinas Janome.
Pontos à mão
- Ponto Atrás
O ponto atrás costuma ser utilizado para fazer os contornos de desenhos. É importante ter atenção com esse tipo de ponto para não deixá-lo nem frouxo nem apertado demais, e que não se perca o padrão entre um e outro.
- Ponto Corrente
O ponto corrente é uma boa escolha para iniciantes no bordado por ser um dos de mais fácil utilização, sendo aplicado em contornos e nos preenchimentos. O ponto corrente também é conhecido como partido ou ponto elo.
- Ponto Ziguezague
O ponto ziguezague é utilizado como ponto decorativo, para efeitos diferenciados.
- Ponto Cheio
O ponto cheio costuma ser aplicado no preenchimento de áreas pequenas para dar um efeito de relevo. É considerado um ponto de execução fácil.
- Ponto Matiz
Também utilizado no preenchimento, mas de áreas maiores do que no caso do ponto cheio.
- Ponto Haste
Um ponto de contorno, que lembra visualmente uma trança, o que confere a esse tipo de ponto um efeito de relevo.
- Ponto Pequinês
Tem como principal característica a função decorativa. Em sua aplicação são utilizadas duas linhas de cores diferentes, com uma fileira em ponto atrás seguida de laços entre os pontos construídos com a outra linha.
Pontos com máquina
Além dos pontos mais utilizados nos bordados manuais, confira a seguir quatro pontos muito comuns quando os bordados são feitos na máquina.
- Pesponto
O pesponto tem uma finalidade estrutural, sendo feito com o intuito de fixar o tecido à entretela, para que não ocorra o seu encolhimento. Para isso ele é realizado no sentido contrário ao do bordado de fato. Uma variação do pesponto é o pesponto triplo.
- Ponto cheio reto
O ponto cheio reto e comumente utilizado para preencher áreas mais estreitas, as letras são um bom exemplo de aplicação.
- Ponto em ziguezague
O ponto em ziguezague é bastante utilizado para o preenchimento em área, podendo ter variação em sua angulação.
- Ponto tatami ou matizado
O ponto tatami, também conhecido como matizado, é muito aplicado no preenchimento das maiores áreas do bordado, com mais de 8mm. Isso acontece pelas suas diferentes possibilidades de uso e de efeitos decorrentes.
As máquinas Janome possuem inúmeras opções de tipos de ponto, que variam de acordo com o modelo, que podem ser combinados entre si e com técnicas manuais para compor diferentes projetos.
Para quem precisa de tecnologia profissional na hora de bordar, as máquinas de bordar da Janome também podem ser a solução ideal.
Janome, apaixone-se!