Um guia básico de como tirar medidas, para iniciantes!

42
Um guia básico de como tirar medidas, para iniciantes!

Por aí, em algum lugar do mundo deve existir a “Costureira Escolhida” com a capacidade sobrenatural de criar peças perfeitas com apenas uma olhada no cliente.

Porém, para nós, meros mortais, é necessário dominar a arte de tirar medidas, para que peça saia perfeita e ao gosto do freguês!

Então, se você não possui esse poder sobrenatural, vem com a gente que vamos te ensinar como tirar medidas.

Como homens e mulheres têm corpos diferentes, vamos separar por sexo, mas primeiro, um passo universal: Pegue uma fita métrica!

Homens:

Vamos por partes:

  • Pescoço: passe a fita por trás do pescoço e marque na posição central acima do peito, arredonde o valor marcado para o próximo centímetro;
  • Peitoral: passe a fita ao redor do corpo fechando na parte média do peitoral, na região mais cheia, logo acima dos mamilos, anote o valor exato sem arredondar;
  • Mangas: peça para a pessoa dobrar o braço e repousá-lo sobre o quadril. Meça da base da nuca, passando por sobre o ombro e cotovelo até o pulso;
  • Cintura: passe a fita ao redor da cintura, na altura do cós das calças, deixe um ou dois dedos de folga;
  • Quadris: peça para a pessoa ficar em pé, com os pés paralelos mais ou menos na distância dos ombros, tire a medida da parte mais cheia dos quadris;
  • Pernas: com a pessoa vestindo sapatos tire a medida da virilha até a parte de trás do salto do sapato, mais ou menos onde você deseja que as calças terminem.

Se você estiver começando e sentir um pouco de insegurança, dê uma margem de meio centímetro a mais, para poder ajustar a roupa depois de pronta.

Mulheres:

Para as mulheres há alguns detalhes que são diferentes na hora de tirar medidas, portanto, iremos focar neles, para todos os outros passos, sigam o que foi falado anteriormente, ok?

  • Busto: passe a fita por baixo das axilas e marque a medida na parte mais cheia do busto;
  • Sutiã: esse passo é um pouco mais complexo, então muita atenção. Enrole a fita abaixo dos seios ao redor das costelas. Adicione 10cm se o número for par ou 12,5cm caso seja ímpar. Agora subtraia o valor do busto dessa última medida.
    A diferença te dará o tamanho do sutiã:
  1. AA = 1,25CM
  2. A = 2,5CM
  3. B = 5CM
  4. C = 7,5CM
  5. D = 10CM
  6. DD = 12,5CM

Cuidados ao tirar medidas.

Seguindo nossas dicas você será facilmente capaz de tirar as medidas de qualquer pessoa, porém, existem algumas dicas que podem facilitar para quem está começando:

  • Tire as medidas da pessoa em roupa de baixo, pois camadas extras podem comprometer a precisão;
  • Sempre mantenha a fita justa ao corpo, mas sem apertar;
  • Quando for trabalhar com tecidos que encolhem, tenha certeza de calcular o quanto você irá perder durante a lavagem.

Esperamos ter ajudado um pouco para que vocês possam dar mais passo nesse mundo incrível da costura junto com suas Janomes.

Nos vemos na próxima!

 

Janome, Apaixone-se!

54321
(0 votes. Average 0 of 5)
Leave a reply