10 dicas para sua segurança e para sua Janome

54
10 dicas para sua segurança e para sua Janome

Mesmo com o amor recíproco entre você e sua Janome, ela ainda pode te machucar seriamente. Claro, ela não tem a intenção de fazer isso, mas quando não nos atentamos aos cuidados que devemos ter uns com os outros, acidentes podem acontecer.

Por isso, preparamos algumas dicas de segurança para preservar você e sua queridinha máquina de costura de possíveis acidentes!

1 – Máquina desligada: sempre, repetimos, sempre desligue a máquina (da tomada de preferência) quando for passar a linha, trocar a agulha ou fazer qualquer outra atividade com a máquina de costura que não necessite dela ligada. Isso irá evitar que ocorram acidentes que possam machucar você ou sua Janome.

2 – Concentração: essa é uma dica muito importante, especialmente para as mais experientes, uma vez que é bem comum nos acostumarmos com as tarefas diárias e ligarmos o “piloto automático”, porém, com uma máquina de costura, um pequeno deslize pode atrapalhar muito o seu dia de costura, por isso, esteja sempre atenta quando estiver costurando com a sua Janome.

3 – Iluminação: diversas máquinas de costura Janome vêm com uma luz de led para auxiliar a costura, mas se a sua parceira é de um modelo que não possua essa função, trabalhe sempre em um local bem iluminado em que você consiga ver bem por onde o tecido está passando e principalmente onde está a agulha!

4 – Configuração correta: alguns tipos de costura exigem preparar corretamente sua máquina, por exemplo, tecidos mais grossos exigem agulhas mais grossas, uma vez que as mais finas podem quebrar e ferir tanto você quando sua companheira Janome!

5 – Postura: suas costas irão agradecer a consciência de uma postura correta. Ficar diversas horas trabalhando em uma posição “incorreta” pode gerar diversos problemas posturais que irão te perseguir pelo resto da vida. Por isso, é muito importante sentar corretamente na hora de costurar!

5.2 – Posto de trabalho adequado: para conseguir manter uma ótima postura e evitar problemas de má postura, invista em uma cadeira ergonômica com regulagem de altura e um bom apoio para os pés, isso irá tornar seu dia de costura muito mais confortável.

6 – Descansos adequados: parte de uma rotina de trabalho eficiente envolve períodos de descanso planejados. A cada hora sentada tire alguns minutos para se alongar, andar e tomar água. Como o trabalho de costura envolve precisão com as mãos, uma ótima dica é relaxar bem os braços sempre que puder para evitar tensão excessiva nas mãos.

7 – Equipamentos de proteção: alguns acessórios como dedais podem evitar muitos pequenos acidentes, por isso, não negligencie mesmo o equipamento mais básico, não importa quanta experiência você tenha!

8 – Conhecimento: leia o manual e estude as funções da sua máquina de costura Janome antes de colocá-la para trabalhar. Dessa forma seu trabalho será muito mais eficiente e seguro.

9 – Não exagere: as vezes ficamos tão focadas em um serviço que acabamos perdendo noção do tempo. Nosso corpo, no entanto, não fica ileso e vamos perdendo concentração, o que pode ocasionar algum erro e/ou acidente. Para aquelas que têm o costume de fazer isso de forma recorrente, é muito importante planejar bem o seu horário de trabalho. Jornadas exageradas podem não produzir efeitos imediatos, mas irão causar danos ao longo prazo.

10 – Divirta-se: não se esqueça de costurar coisas que te divirtam e deem prazer. Costura não é só trabalho e muitas de nós transformaram a paixão em carreira e as vezes nos esquecemos do quão prazeroso é costurar para você mesma. Certamente, costurar despreocupadamente irá melhorar muito o ânimo para os dias de trabalho e isso irá refletir na sua saúde mental no dia a dia!

Costurar é trabalho, hobby, prazer e paixão, por isso, aproveitem suas Janomes ao máximo. Desejamos a todas muita saúde e sucesso!

Janome, Apaixone-se!

Leave a reply