Aprenda a costurar fantasias para o halloween

15

O Halloween está chegando e esta é uma ótima época para faturar um pouco mais com sua máquina confeccionando lindas fantasias para a criançada! Aqui vão algumas ideias que podem te ajudar a se inspirar para a data e alavancar suas vendas.

Gasparzinho [fantasma de lençol]

Vamos começar pela mais fácil, mas que pode ser uma ótima pedida para aqueles pedidos de última hora. Capriche no molde com o corpo e braços bem definidos, faça a costura interna tradicional ou use o ponto invisível para dar aquela aparência de continuidade ao corpo do fantasminha camarada. Reforce o recorte dos olhos com um ponto em ziguezague, ou mesmo um overlock, para que o tecido não desfie, e sua fantasia estará pronta!

Chapéu de bruxa

Outra peça muito requisitada na época de Halloween é o chapéu de bruxa, já que ele por si só já pode ser um adereço que caracteriza uma peça.

O primeiro passo para confeccionar o chapéu é fazer um arco de 40 cm de raio na quina de uma peça de feltro da cor de sua preferência e recortar dois moldes iguais seguindo a marcação. Costure os dois moldes de modo a formar o cone do chapéu, primeiro juntando as bases e depois fazendo os pontos na vertical.

Para fazer a aba do chapéu marque no feltro dois círculos, um de 20 e outro de 8 cm de raio. Novamente, recorte dois moldes. Faça o mesmo no papel cartão, mas usando as medidas de 18 e 10 cm de raio. Cole a peça de papel cartão entre os moldes de feltro e costure as bordas.

Por dentro, costure a aba ao cone e faça pontos horizontais ao longo da altura de um dos lados do cone para dar curvatura ao chapéu e a bruxaria já pode começar.

Para decorar é possível usar laços e fitas horizontais, reguladores de fivela, tudo dependendo do seu estilo e das preferências do cliente.

Capa longa com capuz versátil

como fazerfantasia- de hallloween-capuz

Muitos personagens de Halloween, incluídos as bruxas, usam capuz e capas longas. Por isso, essa é uma peça que não pode faltar no seu catálogo nessa época do ano.

Para confeccionar uma capa você vai precisar de um tecido, cetim é um bom material, de cerca de 3,5 metros. Faça uma medida folgada para o pescoço, de preferência personalizada. Dobre o pedaço de tecido e marque, desde a junção de uma das dobras, um quarto de círculo com um raio de um terço da medida do pescoço definida anteriormente.

Repita o mesmo processo, mas agora usando como medida para o raio do semicírculo o comprimento desejado da capa acrescentando a folga da costura. Corte o tecido.

Para fazer o capuz o ideal é que a medida também seja personalizada, mas é possível produzir em série. A peça pode ser mais justa ou larga dependendo das preferências do cliente e do estilo do personagem.

Trace a medida do capuz com a folga em outra peça do tecido dobrado e, perpendicular à essa reta, trace a metade da medida do colarinho. Junte as duas pontas com um desenho à mão livre de acordo com as preferências do cliente ou do estilo do personagem. Recorte o tecido.

Agora é só costurar tudo e fazer o acabamento nas bordas do tecido. Para amarrar a peça ao corpo, você pode fixar uma fita de cetim ou de outro material de sua escolha costurado na parte inferior do capuz. Fim! Você já tem uma capa para toda obra prontinha para arrasar no Halloween.

Esperamos que esse texto de como costurar fantasias de Halloween tenha ajudado muito vocês.

Janome, Apaixone-se.