Barra invisível – como fazer?

32
Barra invisível – como fazer?

Chegou a hora de abordarmos uma das técnicas mais legais e úteis para ateliês, a barra invisível. Se você está começando no mundo da costura e planeja ganhar a vida ou, pelo menos, um extra com trabalhos de costura, a bainha invisível, como também é conhecida, será essencial no seu dia a dia.

O que é barra?

A barra é um tipo de acabamento utilizado em áreas tubulares, geralmente em calças, para dar resistência e evitar que o tecido desfie ou sofra danos, além, é claro, de melhorar o aspecto visual da peça.

O que é a barra invisível?

É uma versão do acabamento de barra que não deixar transparecer a costura. Essa técnica é utilizada em vestuários sociais, dando maior elegância e limpeza à peça.

Como é feita a barra comum

Geralmente feita na máquina reta, ela consiste apenas em dobrar o final do tecido na medida desejada e passar o ponto simples no local. Em caso de tecidos que desfiam, no entanto, pode ser necessário fazer o acabamento overlock antes de fazer a barra.

Como é feita a barra invisível

Ao contrário da barra comum, nesse caso, o objetivo é esconder as costuras, portanto, existem alguns passos essenciais a serem seguidos. Vamos ao guia:

  1. Tire as medidas da barra de maneira bem cuidadosa, pois você precisará dobrar o tecido corretamente para ter uma barra perfeita;
  2. Utilize o ponto zigue-zague ou overlock na ponta para evitar que o tecido desfie;
  3. Deixe a peça com o lado avesso para fora e vinque a marcação com ferro;
  4. Dobre o tecido novamente, deixando cerca de 1 cm para o lado de fora (a parte onde foi feito o zigue-zague ou overlock);
  5. Utilize o calcador de barra invisível, se tiver. Se não, o calcador comum cumpre bem a função;
  6. Selecione o ponto invisível na máquina e passe a costura (Utilize linha da mesma cor do tecido da peça);
  7. Pronto, sua deverá ficar sem costuras aparentes!

Agora que você já sabe o básico, o principal é praticar. Para isso, você pode utilizar retalhos e criar peças tubulares para pegar as manhas das medidas e de como passar a costura corretamente!

Aproveite para conhecer os acessórios que podem ajudar com a sua bainha invisível:

Esperamos que essa técnica te ajude muito no seu dia a dia. Divirta-se sempre costurando e lembre-se:

Janome, Apaixone-se!

Leave a reply