Dicas de bordado para o halloween.

83
Dicas de bordado para o halloween.

A cada ano que passa o tradicional “Dia das Bruxas” ganha mais força aqui no Brasil. Durante o 31 de outubro, a criançada se fantasia de monstros da cultura pop e criaturas do folclore brasileiro.

Importante lembrar, aliás, que o dia 31 de outubro também é o dia do Saci Pererê, facilmente reconhecido pelo capuz vermelho, pele negra e por se mover em uma perna só, levando caos e confusão (no bom sentido) por onde passa.

Com as festas de halloween movimentando a criançada, nós, nobres costureiras, ficamos a cargo de criar fantasias, decorações e tudo mais para garantir os sustos.

Para ajudar a criar o clima, separamos uma série de referências para vocês colocarem em seus bordados, então vem com a gente nessa jornada aterrorizante!

1 – Folclore brasileiro:

Estamos no Brasil e temos uma plenitude de criaturas incríveis para bordar as mais diversas peças de vestuário e decoração. Do travesso saci à mula sem cabeça, passando pela Cuca, Curupira, Chupa-Cabra e muitas outras criaturas que estão enraizadas em nossa cultura.

Se você quer dar um toque brasileiro aos sustos de dia das bruxas, vale à pena pesquisar os mitos e lendas do Brasil.

2 – Caveiras e piratas

Não dá para falar de halloween sem falar de caveiras, não é? Temos diversas opções para utilizar na hora de bordar, é só saber exatamente os termos na hora da busca.

Por exemplo, se você quer algo bem realista, basta procurar por caveiras anatômicas, que você vai encontrar diversas imagens muito bem-feitas e praticamente prontas para jogar no tecido.

Se você quer as famosas bandeiras piratas e não está achando exatamente o que procura, variar para termos como “Jolly Roger”, “Cross bones” e nomes de piratas famosos, pode ser uma boa ideia.

Na verdade, você pode colocar na busca “Lista de piratas mais famosos” e ir procurando por cada um por imagens legais de caveiras e dos próprios piratas!

3 – Fantasmas

Dos lençóis com furos para os olhos às aparições feitas com gelo seco e projetores, fantasmas são presença garantida no Halloween.

Se você está planejando decorar uma peça com fantasminhas, é importante definir se você quer algo mais “fofo” ou “assustar”, já que misturar os dois elementos, pode não combinar muito bem (há exceções).

4 – Super-heróis e super-vilões

Estamos vivendo a volta da grande era dos heróis e crianças, adolescentes e adultos estão mergulhados nesse universo que saiu dos quadrinhos para o cinema!

Apesar do sucesso ser garantido, é importante ter todo o cuidado do mundo para selecionar o herói e/ou vilão correto. Por isso, se você não tem um conhecimento prévio do assunto, não tente surpreender as crianças, pergunte exatamente quais elas gostam, para fazer tudo certinho!

Essa dica de ouro é cortesia dos nossos sobrinhos que não gostaram muito quando fizemos bordados com os heróis errados. Mas como são crianças educadas, fingiram (muito mal) que gostaram dos presentes.

5 – Monstros e Personagens da Cultura Pop

Se começamos a lista com monstros da cultura brasileira, vamos terminar com os monstros da cultura pop. Basta assistir filmes de terror americanos (Principalmente aqueles que se passam no Halloween) para  ter muita inspiração para criar.

Monstros famosos como Freddy Krueger e Jason são figuras garantidas, juntos com as bruxas e vampiros.

Vestuários e decoração

Com o  Dia das Bruxas chegando, há muitos vestuários temáticos e decorações  que podem ser feitas nas bordadeiras. Por exemplo, utilizar elementos das roupas de heróis, ao invés de colocar o próprio herói pode ser um tiro certo para agradar a criançada.

Bordados são divertidos e os resultados são sempre muito legais. Se estiver em dúvida do que fazer, peça ajuda aos pequenos, eles certamente terão um monte de ideias.

 

Janome. Apaixone-se!

*As marcas e personagens citados nesse texto são de propriedade intelectual das respectivas empresas e pessoas: Victor Miller, Wes Craven Estate, Warner Brothers e Disney.

Leave a reply