EAD: Cursos online de costura, vale a pena?

167
EAD: Cursos online de costura, vale a pena?

Queridos e queridas entusiastas da costura, aproveitando suas máquinas de costura Janome e pensando: “Qual será o próximo passo na costura”?

Não importa se começamos costurando como hobby ou pensando em fazer uma carreira, em algum momento todos pensamos qual o melhor caminho para dar o próximo passo.

Existem diversos caminhos tradicionais como virar um aprendiz, cursinhos de corte e costura, trabalhar meio período em ateliês, enfim, uma grande variedade de opções.

Porém, vivemos na era da internet e é claro que o digital também nos traz opções, os chamados EAD ou Ensino a Distância.

Assim como tudo no mundo, o EAD tem suas vantagens e desvantagens, por isso vamos explicar cada tópico para que você possa tomar uma decisão bem informada(o) sobre investir em algum desses cursos.

Vantagens de cursos EAD.

  • Administração de tempo: um dos maiores motivos de tanta gente buscar essa opção é a administração de tempo e controle dos horários, afinal, muitas vezes temos que trabalhar, cuidar das crianças, cuidar do cachorro, estudar e outros diversos compromissos que não nos permitem ingressar um curso com horário regular, nesse momento o EAD é uma ótima solução.
  • Controle do ritmo: também relacionado ao “tempo”, no EAD a aula segue seu ritmo, você pode pausar, avançar e repetir até que tenha entendido completamente o conteúdo.
  • Custo: quando comparamos aos cursos presenciais, os EADs, em sua maioria, tem um custo menor, isso abre portas para pessoas que de outra forma não teriam a oportunidade de estudar.
  • Acesso a instituições renomadas: outro atrativo dos EADs é a possibilidade de cursar instituições renomadas, mesmo estando bem longe delas, ou até mesmo instituições internacionais. Instituições internacionais famosas e renomadas marcam presença nessas plataformas com diversos cursos certificados, para aqueles que possuem conhecimento em outros idiomas como inglês e espanhol, pode ser um atrativo ainda maior.
  • Acesso a profissionais renomados: outro formato que tem se popularizado dentro do EAD são as “Master Class”, onde um profissional renomado prepara um curso inteiro e fica acessível aos seus alunos.
    A possibilidade de estudar com um profissional famoso que você admira é outro grande atrativo dos EADs.
  • Enormes comunidades virtuais: para estimular a interação e aprendizado a maioria dos cursos EAD disponibilizam fóruns para que os alunos conversem entre si e discutam os temas apresentados em aula, isso pode te dar acesso a uma comunidade muito maior do que a que você teria dentro de uma sala de aula.

Desvantagens do EAD.

  • Acesso: assim como o acesso a locais e personalidades é uma vantagem, o fato de você ter acesso pessoal limitado ao seu professor pode ser uma grande desvantagem. A impossibilidade de interagir durante as aulas e acrescentar a discussão da matéria é um questão a considerar.
  • Prática: em cursos mais práticos como o de costura, a falta de uma supervisão presencial pode atrapalhar o desenvolvimento do aluno que pode adquirir vícios improdutivos e deixar de corrigir erros.
  • Administração de tempo: enquanto isso pode ser uma grande vantagem para alguns, para outros é um desastre não ter uma rotina fixa e obrigatória, facilitando em muito a procrastinação.
  • Excesso de instituições duvidosas: por ser um formato barato e de fácil produção, existem muitas instituições de baixa qualidade disponibilizando material de baixa qualidade, por isso é importante buscar referências antes de fazer sua matrícula.
  • Certificação: ter um certificado de uma instituição famosa certamente é um grande benefício, porém, há locais que irão discriminar certificados de cursos EAD, motivo este pelo qual algumas instituições de grande porte e qualidade não diferenciam os certificados, como forma de garantir a qualidade de seus formandos.

Como decidir?

Optar por um curso EAD é uma decisão que deve ser pensada, pois caso o formato não se adapte às suas necessidades você pode acabar tendo um prejuízo financeiro ou de tempo.

Considere sua capacidade de gerenciar seus horários e fazer um curso que dependa totalmente da sua pro-atividade, algumas pessoas não se adaptam bem, enquanto outras amam, dependendo da personalidade de cada um.

Uma forma de tirar a dúvida é buscar por alguns cursos grátis no youtube ou outras plataformas de vídeo e montar um cronograma de algumas semanas e ver se você consegue seguir com facilidade.

Se o EAD atender sua necessidade, é uma grande forma de adquirir conhecimento, do contrário, os formatos tradicionais continuam sendo uma ótima opção.

Esperamos ter ajudado na sua decisão.

Nos vemos na próxima.

 

Janome, apaixone-se.

54321
(0 votes. Average 0 of 5)
Leave a reply