Janome, do Japão ao Brasil

75
Janome, do Japão ao Brasil

Já parou para pensar de onde vem toda a tecnologia presente na máquina de costura da Janome que você utiliza aí na sua casa? Para entregar produtos de alta qualidade e última geração para milhares de costureiros e costureiras pelo Brasil, a Janome conta com uma história centenária marcada pela tecnologia e inovação, que começa muito antes da existência da própria marca.

Entrelaçar e unir fibras para criar tecidos e uma proteção contra o frio e outras ameaças do ambiente é uma técnica, e por que não arte, muito antiga. Registros dessa atividade humana remontam de períodos mais de 6 mil anos distantes dos dias atuais!

De lá para cá muita coisa mudou, dos primeiros teares há mais de 4 mil anos até os teares mecânicos, do século XIX, até chegarmos às primeiras máquinas de costura mecanizadas, no mesmo período e o primeiro modelo da Janome na década de 20 do século passado.

A Janome já é tão brasileira que talvez você não saiba, mas a máquina de costura que você aprendeu a amar tem origem e tecnologia japonesa, e tem mais de 100 anos de história.

Pois é, a Janome é uma senhora, prática, moderna elegante e internacional!

A 1º máquina da marca foi fabricada em 1921, há 101 anos, pelo fundador da Janome, Yosaku Ose. O modelo tinha como característica marcante um sistema metálico de bobina em formato redondo que lembrava um olho de cobra, ou “Janome”, em japonês, vindo daí a origem do nome da empresa.

Desde então, a Janome vem crescendo, conquistando os corações de costureiras e costureiros, amadores e profissionais ao redor do mundo com muita tecnologia, inovação e praticidade.

Exemplo disso foi máquina caseira programável computadorizada de pontos precisos, a Memory 7, lançada pela Janome em 1979. O modelo foi o primeiro do tipo no mundo.

Como vanguarda e pioneirismo também são marcas registradas da companhia, a Janome foi a primeira a disponibilizar para o mercado uma máquina computadorizada de bordados profissionais para uso doméstico, a Memory Craft 8000, em 1990.

Em 2000, mais uma inovação, a Memory Craft 10000, que podia ser conectada a computadores por meio de cabo USB, outra ferramenta pioneira desenvolvida pela marca.

A Janome chegou ao Brasil em 1993 e hoje faz parte da vida de costureiros e costureiras amadores e profissionais que utilizam suas máquinas para criar as mais variadas peças, projetos e bordados de alta qualidade.

Atualmente as máquinas da Janome são fabricadas no Japão, em Tóquio, em Taiwan e na Tailândia, no sudeste asiático e não para de lançar novidades.

Em 2018, entramos com tudo na era digital com a IJ521, a primeira máquina de bordar do mundo que pode ser operada por meio de tablets e smartphones.

Em 2021, seguimos inovando com o lançamento da Coverpro 3000 Professional, a primeira Galoneira da Janome que conta com ponto de cobertura superior, que permite lidar com tecidos de alta elasticidade e melhorias que aumentam a qualidade e durabilidade da costura.

Tecnologia e inovação seguem sendo sinônimos dos produtos da empresa que é a maior fabricante de máquinas de costura domésticas do mundo!

 

Janome, apaixone-se!

Leave a reply