Os tecidos mais quentes para um inverno aconchegante

87
Os tecidos mais quentes para um inverno aconchegante

O frio está no ar e nós precisamos nos manter quentinhos, de baixo de pelo menos umas 7 camadas de roupas, não é mesmo?

Ame ou odeie, é fato que o frio é perfeito para quem gosta de se vestir bem e se arrumar, além de ser a época perfeita para testar aquelas ideias mais “refinadas”. Por isso, preparamos um texto cheio de informação sobre o frio e com uma seleção chiquérrima de tecidos para o inverno!

O inverno é a época mais fria do ano e por isso é o período que mais necessitamos de roupas que nos mantenham aquecidos. Mas antes de falarmos sobre os melhores tecidos para a essa estação, que tal entender um pouco mais sobre como funciona o mecanismo de troca de calor entre o nosso corpo e o ambiente?

Na verdade, não são os tecidos que são quentes, mas nós mesmos. Quando estamos em um local mais frio do que o nosso próprio corpo, que tem uma temperatura média de 36,5°C, perdemos calor para o ambiente. Ou seja, a tendência é que fiquemos cada vez mais frios até chegarmos à mesma temperatura externa (o que acaba não acontecendo também por conta de mecanismos de defesa que possuímos, como a nossa pele).

O que as roupas fazem não é nos aquecer, mas impedir que essa troca de temperatura, entre nosso corpo e o ambiente, aconteça sem nenhuma proteção. Dessa forma bons tecidos para roupas de frio são aqueles que melhor isolam o nosso corpo do ambiente, evitando o contato direto do nosso corpo com o meio e criando bolsões de ar, que também funcionam como isolantes auxiliares.

Agora que sabemos um pouco mais como podemos nos proteger do frio do inverno, vamos à lista dos cinco tecidos que estão entre os que melhor nos protegem nessas ocasiões.

Lãs

As lãs são um dos tipos de tecido mais utilizado para a confecção de peças de inverno. São tantas as suas aplicações que elas são divididas em mais de uma categoria. Trouxemos para a nossa lista quatro delas para você conhecer um pouco mais. A primeira é a lã batida.

A lã batida é recomendada para climas muito frios, e usualmente utilizada para a confecção de jaquetas, casacos, casacões e sobretudos.

Jã a lã acrílica é menos pesada, sendo normalmente empregada na produção de peças como coletes, saias, vestidos, calças, também casacos e alfaiatarias como blazers e conjuntos.

As peças de lã batida e acrílica podem ter a utilização de fibras naturais ou sintéticas.

Ainda falando sobre as lãs, temos também o tweed e o cashmere. O primeiro é um composto mais macio e flexível, mas também mais grosso, o que garante uma ótima proteção contra o frio intenso. Já o cashmere, é empregado em cachecóis e no tricô com maior frequência, sendo reconhecido por ser um material nobre.

Nylon

O nylon, apesar de leve, é bastante utilizado na confecção de peças de inverno, principalmente quando combinado com outras fibras, por ter como característica a impermeabilidade. Em ambientes com frio úmido ou neve, os tecidos impermeáveis ajudam a manter as roupas sempre secas.

Bouclé

O bouclé é um tecido muito marcante por seus fios retorcidos, além de sua textura e espessura. Todas essas características fazem com que o bouclé seja um dos tecidos que mais protegem do frio sendo usualmente utilizado para a confecção de capas, mantos e ponchos.

FLEECE

Criado na década de 1980 por uma empresa americana, o FLEECE tinha e sua composição original o poliéster.

Pode ser utilizado na confecção de segundas peles, além de peças fitness e casuais como jaquetas, calças, meias, gorros e leggings.

Malha térmica com microfibras de poliéster

A malha térmica é um tecido que tem aplicada uma alta tecnologia que auxilia na manutenção da temperatura corporal. Também são utilizadas na confecção de segundas peles, blusas, calças, mais ajustadas.

Curtiu? Agora já estamos mais prontas e prontos para passar um inverno aconchegante!

 

Janome, apaixone-se!

Leave a reply