Jeans – O que você precisa saber.

468
Jeans – O que você precisa saber.

Se tem algo que está na moda, literalmente, há séculos, é o jeans. Desde que descobriram esse tecido maravilhoso, ele foi passando dos mineradores e cowboys americanos, que os usavam pela resistência e durabilidade, até as passarelas de moda para criarem os visuais mais inovadores.

De fato, o jeans tem um papel fundamental no mundo da moda, sendo um favorito de inúmeras pessoas, afinal, é praticamente impossível sair na rua e não ver uma pessoa com roupas ou acessórios feitos em jeans!

Unissex e atemporal, vamos conhecer um pouquinho mais sobre esse tecido!

O jeans

Também conhecido como “Denim”, o jeans é um tecido versátil, composto principalmente de algodão. Graças a sua versatilidade, porém, pode ser utilizado com outras fibras para criar outras variedades.

Por exemplo, as calças jeans que são usadas coladas ao corpo utilizam elastano na composição.

Geralmente encontrado na cor azul, obtido pelo corante índigo, o jeans pode ser tingido de uma grande variedade de cores e produzido em diversas lavagens, dando uma variedade enorme de opções para a costura.

Outros pontos atrativos para costura criativa é o preço bem acessível.

Cuidados ao costurar jeans

Por ser um tecido pesado é fundamental observar se a sua máquina aguenta trabalhar com ele. Algumas domésticas podem não ter essa capacidade.

Usar agulha própria é o mais indicado, não só para proteger sua máquina de danos, mas também para produzir resultados melhores. Troque as agulhas com frequência após 8 horas de uso.

Escolha linhas mais resistentes como a pesponto, a numeração 50 já é resistente o suficiente na maioria dos casos.

Sempre realize as manutenções periódicas da sua máquina, pois trabalhar com tecidos pesados exige bastante dela e a falta de manutenção pode causar danos!

Moda jeans

Sendo um tecido tão versátil, o jeans está por toda parte e existem algumas peças que são obrigatórias no seu portfólio!

Calças – clássicas, básicas e algumas até são eternas, quem não tem um conhecido que usa a mesma calça jeans há quase uma década? As calças jeans costumam ser tiro certo, além de abrir muitas portas para a criatividade, aceitando até mesmo rasgos e danos propositais para dar aquele “estilo” único e especial!

Jaquetas – tiveram seu auge nos anos 80, mas ainda são as queridinhas de muita gente. Confortáveis tanto no verão quanto no inverno (dependendo da gramatura do tecido), as jaquetas jeans ainda são vistas como um ótimo acessório. Enquanto sua popularidade com o público feminino continua em alta, aos poucos elas vão se voltando aos corações masculinos!

Shortinho – eis um item que está em alta. Toda menina, garota ou mulher tem um shortinho jeans para sair em um dia quente sem sofrer. São lindos e podem ser feitos do zero ou reciclados de calças velhas, lembra-se do último artigo? Sem desperdício!

Saias – não tão na moda quanto os shortinhos, mas igualmente atrativas, são simples de se fazer e aceitam diversos comprimentos e estilos. Com um pouquinho de “google” dá pra encontrar uma variedade de moldes incrivelmente fáceis para se divertir com a sua Janome!

Acessórios – pulseiras, cintos e o que mais vier na cabeça, possui uma versão em jeans que pode dar muito certo. Como retalhos e restos não faltam nos ateliês, vale a pena dar um propósito para eles.

O jeans é um tecido com muita história e estilo, além do preço acessível e variedades incríveis!

Tire um pouco do seu tempo para estudar mais sobre ele e criar peças maravilhosas para seu ateliê!

Janome, Apaixone-se!

Leave a reply