Loja física vs. Digital, onde é melhor vender o seu produto?
Empreender, não importa o setor, é um desafio diário. No mundo da costura não é diferente e todas vocês que vivem o dia a dia em seus ateliês sabem que boas decisões são fundamentais para manter o negócio funcionando.
Agora, estamos passando por um momento de crise, com mobilidade limitada e incertezas constantes, por isso, nós preparamos este artigo para expandir um pouco mais sobre o empreendedorismo no mercado de costura e, também, fornecer orientação para quem está começando agora e já se deparou com um grande desafio.
A escolha de como e onde vender seus produtos é um dos primeiros passos a se tomar quando for começar um negócio, e invariavelmente essa decisão esbarra em duas opções, ponto físico ou virtual?
Ambas as opções possuem suas características, vantagens e desvantagens, sendo recomendadas para tipos diferentes de empreendimento.
Quais as características do ponto físico?
Positivas:
- Referência geográfica;
- Possibilidade de atrair transeuntes;
- Produtos à mostra;
- Facilidade para tirar medidas dos clientes;
- Facilidade para trocas e ajustes;
- Atendimento pessoal;
- Possibilidade de o cliente provar o produto previamente.
Negativas:
- Alto custo com aluguel;
- Despesas com funcionários;
- Tempo gasto com atendimento e curiosos;
- Trânsito entre casa e serviço.
Quais as características de um ponto digital?
Positivas:
- Baixíssimo custo operacional;
- Alto alcance, além dos limites geográficos;
- Facilidade de divulgação;
- Exposição constante;
- Referência digital;
- Possibilidade de geração de mídia espontânea (não paga).
Negativas:
- Ausência de contato pessoal;
- Dificuldades para trocas;
- Necessidade de serviços de entregas;
- Dificuldade para tomar medidas de forma adequadas;
- Necessidade passos extras para a execução de qualquer serviço.
Como vocês podem ver, ambas as formas possuem vantagens e desvantagens inerentes ao seu formato, além de se complementarem quando é possível utilizar dos dois.
Porém, se você está na dúvida de qual escolher, vamos apresentar alguns cenários e a melhor opção possível em cada um deles.
Qual forma escolher para vender o seu produto?
- Iniciantes: Se você está começando agora, a melhor opção é a digital, independente do volume de capital que você tenha para investir. Isso garante que sua marca e serviços tornem-se conhecidos, facilitando a expansão para um ponto físico posteriormente.
- Intermediários: Para você que já tem um ateliê estabelecido e um certo número de clientes, a escolha entre digital e físico depende de quanto dinheiro você quer investir. Utilizar de plataformas digitais é uma opção mais segura. Enquanto ter um estabelecimento físico garanta certo status, o mais importante é pensar no seu lado financeiro e em como melhorar seu rendimento.
- Avançados: Para as mais experientes, que já tem uma clientela fiel e fama no mercado, vale a pena investir nas duas opções. Nesse ponto, o único passo é ir adiante, e contar com parceiros capacitados na criação do seu estabelecimento e na divulgação online da sua marca será o caminho do seu sucesso.
Como trabalhar com a crise atual do Coronavírus?
Não é novidade que o mundo passa atualmente por uma grande pandemia, e que muitos estabelecimentos estão passando por sérias dificuldades.
Nesse momento, a opção digital é único meio seguro de manter seu negócio ativo. Através das redes sociais você pode manter seus clientes informados e manter ativo seu fluxo de serviços.
Outra atitude que deve ser tomada é manter o se nome na mente dos seus consumidores, então não hesite em gravar pequenos vídeos sobre costura, mostrar fotos de peças e acessórios novos e continuar com uma relação próxima das pessoas que apoiam o seu negócio.
Lembre-se, a crise irá passar, e você tem que estar preparada para isso.
Se ainda tem dúvidas de como prosseguir, temos um artigo sobre como transformar seu hobby em dinheiro que explica mais a fundo como utilizar as plataformas digitais para vender, e você encontra ele aqui.
Desejamos muita saúde para vocês e nos vemos em breve!
Janome, apaixone-se.