O que esperar do mercado em 2021

196
O que esperar do mercado em 2021

Adeus ano velho, feliz Janome nova!

Vamos ser completamente sinceras, tirando o seu tempo “zen” com sua Janome, você não via a hora de acabar o ano, não é?

Pois bem, como todos os outros antes dele, 2020 acabou, deixando um monte de lições, aprendizados, sufocos (que não foram poucos) e por fim, força, porque depois dessa, está todo mundo muito mais forte e pronta para 2021!

E é aqui, que nós costureiras, apaixonadas e empreendedoras vamos brilhar!

O mercado em 2021

O mercado em 2021 ainda é um tanto incerto, porém, algumas tendências estabelecidas no ano de 2020 irão continuar em alta!

A principal delas é o e-commerce. Com a “descoberta” das facilidades das compras online, muitas pessoas que antes eram adeptas de sair às compras adotaram o novo formato que cresceu 47% só no primeiro semestre!

Outra tendência é o serviço “sob demanda” e não estamos falando sobre Netflix, apesar de adorarmos. Nesse caso, é o conceito de trocar as peças “de prateleira” por algo feito de acordo com suas exigências.

As novas tendências são especialmente benéficas aos ateliês que já trabalhavam em formatos diferentes em algum nível e agora têm a possibilidade de investir neles para alcançar novos públicos.

Se preparando para 2021

Ano novo, feriados novos.

Temos um novo ano cheinho de datas comemorativas (praticamente todas estão disponíveis) e uma boa ideia é montar o seu calendário e se preparar de antemão.

Então, seguem nossas dicas para as principais datas do ano!

30 de janeiro – Dia da Saudade: excelente data para mandar aquele e-mail marketing para clientes “sumidos”, demonstrando sua saudade e oferecendo uma promoção ou brindes especiais!

14 de fevereiro – Valentine’s day: o dia dos namorados internacional está ganhando popularidade no Brasil, portanto, vale muito a pena pesquisar as roupas tradicionais da época e preparar algumas peças temáticas para os clientes.

16 de fevereiro – Carnaval: hora de preparar os abadás e fantasias. Todos sabem da importância dessa data no Brasil e como a população está empolgada para voltar a sair nas ruas. Um detalhe importante, vale a pena ficar atenta às regulamentações do governo caso ainda não seja seguro realizar aglomerações. Talvez aqui seja bom frisar que a data não é certa

08 de março – Dia internacional da mulher: um segredinho para as costureiras dessa data é pensar que vai ter muita gente pensando no que dar de lembrança para as mulheres importantes para eles, então, capriche nas opções com um toque feminino.

15 de março – Dia do consumidor: promoção! Não tem segredo aqui, manda a ver nas promoções.

04 de abril – Páscoa: uma data muito popular para o comércio religioso cristão que comemora a data e para as lembrancinhas e brinquedos temáticos com o coelhinho.

1 de maio – Dia do trabalho: descansem, vocês merecem!

09 de maio – Dia das mães: as mamães desse mundo merecem ficar chiques e nem todo filho ou filha têm aquele olhar para a moda, por isso, prepare suas peças mais bonitas para ajudar o pessoal e deixar as mamães felizes!

25 de maio – Dia do orgulho nerd: se você não estiver por dentro deste universo, certamente tem um filho, sobrinho ou afilhado que estão. Pergunte para eles quais são os temas mais badalados e arrebente nas estampas. Ah, aproveita para pedir para seu querido ajudante vender as peças para os amigos!

12 de julho – Dia dos namorados: essa é a versão original brasileira e sem dúvidas uma das datas mais populares do calendário, afinal, todo mundo quer agradar o amor da vida, não é? Invista numa comunicação bem romântica e presentes temáticos!

13 de julho – Dia do rock: não precisa nem dizer né? Roupas pretas e estilosas vão bombar nesse dia!

30 de julho – Dia do amigo: a data não é tão popular para a troca de presentes, mas existem amigos que são muito gente boa e fazem questão de comprar uma lembrancinha. Prepare algumas peças por garantia!

08 de agosto – Dia dos pais:  hora de homenagear os papais, prepare peças para homens e pense em visuais mais clássicos para o público mais velho.

15 de setembro – Dia do cliente: outro bem fácil de se resolver, basta caprichar nas promoções!

04 de outubro – Dia do animal: roupinhas para pets são incrivelmente fofas e podem vender muito bem com uma comunicação bem-feita aos clientes “pais de pet”!

12 de outubro – Dia da criança: os pais adoram comprar roupas para a criançada e a criançada adora brinquedos, talvez uma combinação desses dois seja uma boa ideia!

31 de outubro – Halloween: a data internacional tem ganhado bastante força no Brasil nos últimos anos e as fantasias assustadoras estão cada vez mais populares. Aqui vale trabalhar sob demanda, uma vez que fazer fantasias exige muito tempo e trabalho. Claro, não se esqueça de avisar seus clientes com uma boa antecedência de que você irá aceitar encomendas para a data.

26 de novembro – Black Friday: mais uma data promocional, bom para fazer aquele agrado especial para quem sempre espera os preços especiais.

25 de dezembro – Natal: e para fechar 2021 voltamos ao natal! Lembre-se de preparar o estoque de lembrancinhas e decoração que são tiro certo! As roupas e chapéus de Papai Novel também têm grande procura nessa data. Se prepare com uma boa antecedência pois é uma das melhores épocas do ano.

E assim fechamos a listinha de datas especiais para aproveitar bem 2021!

Janome, Apaixone-se!

Leave a reply