Quais as possibilidades de costura da máquina overlock?

98
Quais as possibilidades de costura da máquina overlock?

Qualquer pessoa que vive e respira o ar do ateliê de costura sonha em alcançar o próximo nível em seu repertório.

Muitas de nós começamos com uma pequena máquina doméstica mecânica e aos poucos vamos aprendendo os macetes do serviço.

Como se organizar, como cortar os tecidos, quais tecidos utilizar e enfim, o que nós precisamos para fazer exatamente aquilo que queremos.

Afinal, por mais que tenhamos muito amor pela nossa primeira Janome doméstica, sabemos que existem coisas que só podem ser feitas com equipamentos específicos.

E este é o propósito deste texto, falar sobre o equipamento ideal para alcançar o próximo nível.

Overlock

Conforme você refina suas habilidades, existe uma série de pontos que você pode improvisar para resolver seus problemas, mas no fim, algumas coisas só ficarão perfeitas com o equipamento ideal.

O overlock é assim.

Costureiras habilidosas conseguem fazer seus acabamentos sem uma máquina overlock, mas para fazer de maneira precisa e eficiente, é muito difícil substituir a máquina adequada.

A máquina overlock efetua simultaneamente a costura e o chuleio, evitando que as bordas se desfiem.

O ponto também confere flexibilidade ao acabamento, evitando que as linhas estourem quando esticadas, sendo muito bem utilizado em roupas de banho que demandam alta elasticidade.

Outra característica da máquina é a capacidade que ela tem de cortar o tecido enquanto costura, utilizando uma faca fixa e outra móvel.

Profissionalizando seu ateliê

Comprar uma máquina overlock significa investir no futuro do seu ateliê, uma vez que ela agrega várias vantagens na produção de peças.

A primeira grande vantagem de trabalhar com uma overlock é o acabamento mais refinado nas peças produzidas, isso não só ajuda na aparência geral, mas também na durabilidade, o que irá agregar mais valor ao produto.

Outro ponto crucial em possuir uma overlock é a escala de produção, uma vez que ela agiliza muito o processo de acabamento mantendo uma excelente qualidade.

E por fim, existem algumas peças que dependem de pontos overlock, o que irá agregar mais variedade ao seu portfólio de produção e trazer mais opções às mãos de seus clientes.

Investindo em uma overlock

Quando falamos em investimento, a resposta sempre começa com um “depende”.

O primeiro passo para decidir pelo investimento é entender qual é a demanda do seu ateliê e como você poderá se beneficiar das capacidades de uma overlock.

Entenda quantas peças você produz e como a overlock irá melhorar a sua produção.

Se você tem ou pretende formar demanda que irá assegurar o uso da máquina, é muito provável que ela irá agregar valor suficiente para justificar o investimento e certamente será uma grande aliada no seu empreendimento.

Vale a pena?

Se estiver no momento certo, sim!

Com certeza uma overlock tem muito valor para um ateliê que deseja dar um passo adiante nas suas produções e é um investimento super justificável.

Para iniciantes e hobbystas, talvez investir em máquinas de costura mais avançadas possa ser mais interessante.

Mas é claro, a lógica anterior é sempre válida: entenda como sua produção funciona e qual tipo de equipamento irá lhe agregar mais valor e utilidade!

Se você chegou ao momento certo, venha conhecer a 7933D e quem sabe encontrar sua nova companheira.

Janome, apaixone-se!

Leave a reply