Quais linhas devemos comprar quando começamos a costurar?

148

Quando vamos começar a montar o nosso ateliê, existe uma série de itens indispensáveis que não podem faltar na lista. Entre eles, as linhas são os que costumam dar uma grande dor de cabeça, afinal….  Não dá para comprar todas as cores de uma vez, certo? Então é preciso saber escolher as quais delas serão as mais importantes e mais utilizadas em seu ateliê para começar a costurar.

O que deve considerar

Um ponto importante a ser levado em consideração na hora de comprar as primeiras linhas do seu cantinho da costura é o tipo de linha. Existem muitos tipos de linha diferente, sendo que alguns dos mais comuns são as de algodão, muito utilizadas em costura básica, e poliéster, mais indicado no trabalho com tecidos elásticos, sintéticos e malhas.

Assim como na escolha dos tipos de linha mais básicos que você deve comprar para começar um ateliê, as cores devem ser pensadas de acordo com o seu objetivo: que tipo de peças e cores vai usar? Ao planejar a sua produção, você consegue responder a essas perguntas de maneira mais precisa e aí, pode decidir com mais tranquilidade quais cores serão essenciais nos primeiros meses de produção.

Tendo em mente as principais cores das peças que você irá começar a produzir, procure sempre comprar linhas das mesmas cores e em comprimento suficiente para finalizar todo o trabalho, para não correr o risco de ter tons diferentes em uma mesma peça ou lote, dependendo do tamanho de sua produção. Caso não seja possível encontrar uma cor de linha exatamente igual à dos tecidos que irá utilizar, escolha sempre tons um pouco mais escuros, pois esses se destacam menos no trabalho final do que os mais claros.

Então, lembre-se. Calcule bem o quanto de linha vai precisar para cada trabalho para não ter peças sem padrão, com cores de linhas diferentes entre si, ou mesmo em uma mesma unidade, erro comum de planejamento quando estamos começando, mas que você que está lendo esse texto não vai cometer!

Outro ponto que pode ser levado em consideração na hora de escolher as primeiras cores de linhas em seu ateliê é escolher aquelas cores mais básicas, neutras e muito utilizadas. As cores preta e branca sempre acabam sendo utilizadas em algum momento, a não ser que o seu tipo de trabalho seja bem específico, então vale a pena ter algumas bobinas dessas cores. Além delas, o bege, ou pastel, levemente escuro, é um outro tom bem versátil que pode ser utilizado de maneira discreta em muitas peças.

Nunca esquecendo que a melhor maneira de não errar é se planejar, para saber quais serão as demandas dos próximos meses, comprando sempre na medida certa para nem gastar demais, nem ficar na mão em uma emergência!

Janome, apaixone-se!