Tendências para o outono 2022

114
Tendências para o outono 2022

O outono sempre tem um tom poético, não é?

As folhas caindo, os tons marrons e a temperatura baixando pouco a pouco. É uma época especial e que permite muita criatividade para a produção de peças que se adaptam bem ao calor e ao frio, uma vez que mudanças de temperatura são bem comuns com o prelúdio para o inverno.

Como uma estação intermediária, o clima de outono é característico pela queda gradual na temperatura e maior incidência de ventos, pontos que devem ser levados em conta na hora de planejar peças para a época.

Do calor ao frio

Devido à transição de temperatura, o início da época é marcado pela continuação das peças mais frescas de verão, como camisetas, shorts, saias e vestidos mais curtos.

Ao fim do outono a temperatura já estará bem mais baixa e peças mais quentes como calças e blusas começam a ganhar espaço nas vitrines. Por isso, a escolha de peças e material devem levar essas características criteriosamente, afinal, você não vai querer produzir peças maravilhosas que irão ficar no armário, certo?

Tecidos

Para o início da época, tecidos como a malha fria e o próprio algodão são muito interessantes por terem um bom isolamento térmico, sendo frescos durante o calor e quentinhos durante o frio, o que facilita a transição de temperatura e prolonga o uso da peça.

Com o frio chegando, tecidos mais quentes começam a ganhar demanda e devem ser sua principal matéria prima do meio do outono ao fim do inverno.

Uma das opções mais populares nessa época é o couro, que possui boa durabilidade, isolamento térmico e protege muito bem contra os ventos gelados, no entanto, é um material um pouco difícil de trabalhar e que exige bastante da máquina de costura.

Para quem busca opções mais leves, o algodão continua sendo uma excelente opção graças as suas ótimas características térmicas (aqui vale a dica do algodão reciclado para uma produção mais sustentável).

A Lã e o Corduroy são outras duas opções excelentes para peças de outono, possuindo uma imensa diversidade de estilos, o que ajuda muito na hora de colocar a criatividade em prática.

Por fim, a seda é uma opção clássica, mas deve ser usada com cuidado, não só pelo preço, mas pela possibilidade da peça não se adaptar bem ao frio, recomendamos essa opção apenas para costureiras que tenham uma boa experiência com o material.

Cores

Para as cores vamos seguir a seleção da Pantone, que além de reconhecida mundialmente pela sua qualidade, também fornece os códigos e nomes de cada uma elas.

O outono de 2022 irá trazer os tons terrosos tradicionais que sempre combinam muito bem com a estação. A primeira é a cor Adobe (17-1340), um marrom bem característico que combina muito bem com cores claras.

Seguimos com a cor Root Beer (19-1228), um marrom mais escuro inspirado nas raízes da árvore sassafrás.

Com os marrons apresentados, vamos às cores exclusivas de 2022, que vem com uma paleta bem diversificada marcada pelo sucesso nas passarelas de Paris, Londres e Nova York.

A primeira dessa lista é o azul Mykonos (18-4334), inspirado na região homônima da Grécia, é um tom muito vivo que invoca as características do mar Egeu. O azul traz um destaque inesperado em uma cor fria para uma época de cores mais quentes.

Outros destaques das passarelas foram cores vivas do amarelo Illuminating (13-0647), verde Leprechaun (18-6022) e o rosa choque Fuchsia Fedora (18-2330) que adicionam uma variedade inédita e inesperada para este outono.

Cores clássicas com o bege leve e cinza claro complementam a paleta da estação.

Se você curtiu nosso guia de tendências da estação, siga nosso blog e nossas página para se manter sempre atualizada sobre o mundo da costura!

Janome, Apaixone-se!

Leave a reply