Costura e crianças – quando e como ensinar seus filhos?

92
Costura e crianças – quando e como ensinar seus filhos?

Você se senta à mesa, prepara as linhas e os tecidos, se concentra e liga sua Janome. Está tudo pronto para iniciar, mas, de repente, você olha do outro lado da mesa, através da máquina de costura, dois olhinhos grandes, brilhando e mirando cada movimento seu.

Não é incomum para as costureiras e costureiros se depararem com o interesse de seus filhos ou filhas pequenos com a costura e junto com ele, a dúvida de quando e como começar a ensinar.

Por isso, se os seus pequenos estão doidos para darem os primeiros pontos na máquina de costura, continua com a gente que preparamos um artigo especialmente para este tema!

Quando começar?

A primeira grande dúvida de todo pai que deseja ensinar algo aos filhos é “Quando?” E a resposta é um pouquinho mais complexa do que dizer apenas uma idade específica.

Uma máquina de costura está longe de ser brincadeira e erros podem causar ferimentos sérios, por isso, prudência é muito importante na hora de decidir ensinar uma criança.

Dito isso, vamos a resposta para a pergunta:

Para operar uma máquina de costura uma criança precisa de 2 habilidades fundamentais, a primeira delas sendo a capacidade de entender muito bem as instruções de um adulto e a segunda é a coordenação motora fina, ou seja, a capacidade de realizar movimentos delicados com as mãos de forma precisa.

Para a linguagem e compreensão, a média das crianças já terá uma boa capacidade de entendimento e um bom vocabulário a partir dos 3 anos de idade. Deste ponto em diante, caberá aos pais avaliarem se o filho ou filha conseguem compreender bem as instruções e principalmente se estão dispostos a segui-las à risca.

A coordenação motora simples também começa a ser desenvolvida aos 3 anos de idade, com a criança tendo a capacidade de segurar lápis e outros objetos com movimentos de pinçar, além de ser capaz de desenhar e pintar linhas de formas mais precisas.

Essa fase de desenvolvimento se estende dos 3 aos 8 anos de idade, época em que a coordenação já está bem desenvolvida, capacitando a criança a praticar atividades mais exigentes.

Cada criança é única e as fases de desenvolvimento podem variar para mais ou para menos, por isso, em caso de dúvidas, adote a prudência e espere um momento mais ideal.

O ideal seria esperar pelo menos até os 6 anos de idade para que as habilidades de coordenação e comunicação já estejam bem desenvolvidas para iniciar a criança na costura.

Como ensinar

O primeiro passo para ensinar uma criança a costurar, uma atividade que envolve o uso constante de agulhas, tesouras, alfinetes, estiletes e diversos objetos pontiagudos e cortantes é reformar exaustivamente a segurança e de que ela não deve nunca operar esses objetos sem estar diretamente sob sua supervisão.

Explique calmamente como a máquina de costura funciona, o que faz cada comando, os pontos de segurança na hora de passar o tecido e como ligar e desligar a máquina. Reforce cada instrução e faça perguntas constantes para ter certeza de que a criança entendeu.

Quando for realizar as primeiras tarefas, faça os movimentos lentamente, acompanhando a criança para que ela possa memorizar exatamente como deve ser feito.

Sempre use dedais e todos os acessórios de segurança quando for ensinar.

Após uma sessão de costura, tenha uma conversa sobre tudo que foi feito e quais os passos de segurança que foram e devem ser tomados. Em caso de erros, evite dar broncas e tente guiar ela para a resposta correta, ajudando o processo de aprendizado.

Guarde as broncas e castigos para caso alguma regra de segurança seja desobedecida, dessa forma, você reforça que a criança só poderá costurar se obedecer às regras.

Por que ensinar uma criança a costurar?

O interesse pela costura deve partir da criança, dessa forma ela irá aproveitar e aprender da melhor forma possível.

A costura é uma atividade que exige uma série de habilidades finas como concentração e coordenação motora. Por isso, a costura auxilia no desenvolvimento dessas habilidades na idade adequada.

Além dessas habilidades a costura também auxilia no desenvolvimento da paciência e na capacidade de lidar com frustrações. Afinal, projetos não são feitos de uma hora para a outra e um resultado perfeito irá exigir diversas “falhas” como aprendizado.

Por fim, costura é um ofício que traz diversas oportunidades e pode ser um caminho muito recompensador para os mais apaixonados!

Janome, Apaixone-se!

Leave a reply