5 Curiosidades sobre costura que você, provavelmente, não sabia!

97
5 Curiosidades sobre costura que você, provavelmente, não sabia!

Um ofício quase tão antigo quanto a própria humanidade certamente é cheio de histórias e curiosidades interessantes e que podem render uma boa conversa. Por isso, trouxemos hoje 5 fatos sobre a costura que você (provavelmente) não sabia!

Então, se você quer descobrir um lado da costura que você ainda não conhecia, fica com a gente até o final.

1 – Agulhas feitas de ossos

Quando dissemos que a costura tem origens muito antigas, não estávamos brincando.

Os primeiros registros da nossa amada profissão datam de mais de 30 mil anos atrás! Nessa época, ainda não existia tecnologia para trabalhar com metais, então, nossos ancestrais esculpiam agulhas rudimentares com ossos de mamute e em algumas ocasiões, em marfim.

Isso mostra que, desde antigamente, não importa a dificuldade, a gente sempre deu um jeito de costurar, não é?

2 – Uma profissão nobre

No início, costurar tinha apenas um objetivo: proteger as pessoas do clima. Com tempo, no entanto, a capacidade de confeccionar peças estilizadas foi ganhando valor, especialmente entre a nobreza da época dos primórdios da costura.

Na antiga Pérsia e na idade média, a habilidade de um artesão da costura ganhou grande valor pela capacidade de trabalhar o algodão e criar roupas que uniam elegância e conforto.

Isso fez com que o ramo movimentasse muito dinheiro nesses períodos.

3 – Uma profissão masculina

Embora hoje a costura seja dominada pelas mulheres, nem sempre foi assim. Na verdade, até pouco tempo atrás, a costura era uma profissão majoritariamente masculina, que passava de mestre artesão para aprendiz.

Claro, algumas regiões como a Escandinávia dependiam de mulheres artesãs para produzir tecidos e roupas enquanto os homens caçavam, porém, em outras regiões, o comum era que as mulheres fizessem somente pequenos ajustes enquanto os homens alfaiates produziam as peças.

Esse cenário mudou no século 17, quando em 1782 as mulheres ganharam a liberdade de costurar graças a um direito sindical!

Hoje, elas dominam o mercado têxtil.

4 – A máquina de costura

A primeira máquina de costura da história foi patenteada por Thomas Saint em 1790, idealizada para trabalhar com couro. Mais tarde, em 1830, teríamos a primeira máquina de costura industrial e a revolta dos artesãos que temiam perder seus empregos para o novo maquinário.

Essa revolta gerou diversas manifestações violentas por parte dos costureiros, que atearam fogo e ameaçaram o inventor Barthelemy Thimmonier até que ele e sua família fossem obrigados a deixar a França.

5 – Modelos e passarelas

O estilista Charles Frederick Worth foi o primeiro a utilizar modelos em passarelas ao invés de cabides para apresentar suas peças ao público. Foi ele também o responsável por introduzir a ideia de alta costura durante o século 19.

As peças de alta costura são únicas, cada modelo desenvolvido sob encomenda para seus clientes, com no mínimo uma prova. Isso é a chamada Lei do Conselho Sindical de Alta Costura.

Curtiu?

A costura é um universo histórico riquíssimo com diversas curiosidades interessantes. Se você conhece alguma que não apareceu na lista, compartilhe com a gente usando a #JanomedoBrasil nas redes sociais!

 

Janome. Apaixone-se!

Leave a reply