Costura e artesanato – Como se preparar.

433
Costura e artesanato – Como se preparar.

Olá minhas queridas costureiras e costureiros. Hoje quero discutir um pouquinho de filosofia com vocês.

Falaremos sobre a incessante busca pela máquina de costurar perfeita!

Tá bom, tá bom. Talvez não filosófico assim, mas vamos discutir um pouquinho.

A máquina ideal, existe?

Com uma pitada de “ser ou não ser? ”, a máquina ideal existe, mas não estamos falando de apenas um modelo.

Imagine que você é uma profissional que trabalhou durante anos na indústria da moda, e agora decidiu investir em você mesma e trabalhar com prazer, no conforto da sua casa.

Invariavelmente, a máquina ideal para você vai ser diferente da sua amiga, um tanto mais nova, que nunca costurou na vida e está buscando sua primeira máquina de costura.

O que também é bem diferente daquela senhora aposentada que quer fazer bordados para a família toda, até não poder mais… A máquina “ser ou não ser” ideal é uma pergunta que parte do(a) usuário(a).

Qual a minha máquina ideal?

Você provavelmente pensou “Okay, entendi, mas você ainda não me ajudou em nada! ”. Paciência, que ainda tem muita linha nesse carretel para a gente desenrolar.

A sua máquina ideal existe, e nós vamos descobrir juntos, partiu?

Vamos lá, para encontrar a sua máquina ideal teremos que definir algumas coisas:

  • Experiência: iniciante, intermediária, avançada ou profissional?
  • Objetivo: estudo, hobby ou trabalho?
  • Orçamento: baixo, médio ou alto?
  • Demanda: baixa, média ou alta?
  • Tipo: costura, bordado ou acabamentos?

A máquina ideal deve estar de acordo com suas necessidades, e para isso vamos fazer algumas recomendações que se encaixam com alguns dos critérios acima que você selecionou.

  • 1006P, 2008S e 3022 – essas são máquinas de costura Janome mecânicas, excelente para costureiras e costureiros de iniciante à intermediário que buscam equipamento para estudo ou hobby. Elas atendem baixo e médio orçamento e demanda;
  • 1030MX – lançamento recente da Janome, essa máquina é uma queridinha, excelente para costureiras intermediárias e serve muito bem para avançadas. Seja para hobby ou trabalho, ela é uma máquina confiável e versátil. Uma excelente opção para médio e baixo orçamento;
  • DC6100 – máquina que possui uma variedade incrível de pontos (100), perfeita para costura criativa e para quem está pensando em se profissionalizar. A DC6100 é uma máquina robusta e consegue trabalhar com uma demanda média de serviços. Máquina para pessoas que possuem um orçamento médio para investir;
  • DM7200 – outra opção com um grande número de pontos (200), começamos a entrar no mundo das máquinas para profissionais, DM7200 está um degrau acima da DC6100, mantendo a mesma qualidade com mais opções disponíveis. Excelente máquina para costureiras avançadas e profissionais com orçamento médio de investimento;
  • Skyline S5 e MC6700P – essas são as máquinas de costura mais avançadas da Janome, possuindo uma grande variedade de recursos e pontos. São ideais para costureiras profissionais que lidam com altas demandas e precisam de máquinas confiáveis e que executem uma grande variedade de serviços. Porém, máquinas nesse patamar exigem um alto investimento, por isso recomendamos para quem irá trabalhar e usar de fato todo potencial que elas possuem.
  • 7933D – para quem busca acabamentos com ponto overlock, a 7933D é uma máquina incrível, executa sua função como manda o figurino, e o melhor de tudo, está na fronteira entre baixo e médio orçamento. Por ser uma overlock, seu uso é muito específico, mas irá atender muito bem hobbystas e profissionais;
  • 1000CPX – excelente máquina galoneira Janome, atende bem costureiras intermediárias, avançadas e profissionais, para iniciantes recomendamos somente se houver o desejo específico de aprender a trabalhar com uma galoneira, do contrário, espere seu ateliê começar a crescer para investir no equipamento! Máquina de médio investimento;
  • MC400E, 500E e 550E – a linha de máquinas de bordado Janome é excelente para amantes desse tipo de serviço, executando diversos serviços maravilhosos como se fosse mágica. São máquinas de médio para alto investimento, porém, atendem bem tanto hobbystas como profissionais e conseguem lidar bem com média demanda.

Essas são nossas dicas de como escolher sua máquina, agora para finalizar, vamos dar uma olhada no seu ateliê e torná-lo autossustentável, podemos?

Ateliê sustentável

Sabemos que montar um ateliê do zero é uma tarefa difícil e muitas vezes ficamos perdidas sobre o que fazer, por isso, agora que você já escolheu sua máquina, vamos focar no ateliê.

Antes de ir para as dicas novas, vale a pena relembrar nossos artigos sobre gestão que podem te ajudar a organizar as finanças e outras coisas importantes. Veja aqui

Tornar seu ateliê autossustentável está diretamente ligado a como você sabe aproveitar as sobras. Utilizar retalhos para fazer peças com padrões únicos é um ótimo começo, além de ajudar a praticar muito!

Lembre-se, arte moderna abstrata está na moda, e com isso você já tem inúmeras referências para buscar na internet e utilizar essas inspirações como um “merchan” na hora de vender esses produtinhos para as amigas.

Perder a vergonha e pedir as roupas velhas dos parentes e amigos para costurar também funciona muito bem, e cria uma excelente imagem.

Pessoas mais ousadas podem anunciar que estão recebendo essas roupas velhas e rasgadas para fazer novas peças e doá-las para quem precisa.

Outra fonte de material são as lojas de tecidos, que sempre tem um saco de retalhos para jogar fora que podem ser muito bem utilizados nas mãos certas.

Dentro do seu ateliê é importante ter cuidado com os gastos, como energia, não deixe equipamentos que não estão sendo utilizados ligados, evite desperdícios, energia custa caro!

E por fim, o bem mais valioso de todos, tempo!

Seja organizada e tenha tudo sempre em mãos de forma ágil, afinal, tempo gasto procurando as coisas pode ser gasto costurando se estiver tudo muito bem organizado!

Leia aqui

Dessa forma, você tem um ateliê autossustentável desde o começo!

Janome, Apaixone-se!

Leave a reply