Ganhando com sua costura: Parte 3 – redes sociais e divulgação digital

232
Ganhando com sua costura: Parte 3 – redes sociais e divulgação digital

Ateliê pronto, fotos tiradas e muita disposição para trabalhar. Chegou a hora de trazer os clientes!

Existem diversas formar de atrair gente para um negócio, do bom e velho marketing ao moderno marketing digital, há diversos caminhos que podemos explorar.

Neste texto, no entanto, iremos focar nas redes sociais e seu uso profissional

 Facebook

A rede certamente é um ótimo espaço para fazer negócios e divulgar sua marca.

As páginas empresariais são ótimas para mostrar seus produtos e criar posts para se relacionar de maneira mais próxima com seus clientes e a função do market place é excelente para a divulgação de produtos em um primeiro momento.

 Instagram

Se existe um lugar na rede irá aproveitar ao máximo o potencial de suas fotos, esse lugar é o Instagram. A rede focada em imagens cresceu muito em popularidade, sendo uma das principais plataformas de divulgação.

O Instagram também apresenta opções muito boas de impulsionamento para quem quer investir em publicações pagas e gerar mais alcance.

A rede é um recurso obrigatório para quem quer estabelecer uma marca.

 Twitter

O twitter é uma rede bem dinâmica, focada em diálogos curtos e interações entre os usuários. Você pode usar para publicar coisas de momento e manter um diálogo com o público.

Aqui, a interação direta é a maior força.

 Flickr

Não é propriamente uma rede que irá impactar nos seus negócios, no entanto, com fotografias bonitas, vale à pena dar uma chance para essa opção para divulgar as fotos de suas peças.

 Behance

Rede focada em portfólios. Se além do seu ateliê, você busca oportunidades de trabalho no mercado da moda, essa é uma excelente plataforma para utilizar.

 TikTok

Para quem adora se aventurar nas dancinhas e brincadeiras, é uma rede com grande engajamento junto ao público, com todos os públicos e assuntos.

 Utilizando as redes sociais corretamente

Depois de conhecer as redes (e nós recomendamos que você dê uma fuçada em cada uma delas) chegou o momento de entender como utilizá-las corretamente.

O uso das redes por uma marca exige uma série de cuidados especiais, pois, tudo que a sua marca faz online pode impactar de maneira positiva ou negativa nos negócios.

Por isso, preparamos algumas regrinhas para você seguir:

1 – Nunca leve as coisas para o lado pessoal – discutir com as pessoas utilizando o nome da sua marca é um erro fatal. Por mais que a outra pessoa esteja errada, sendo grosseira ou até ofendendo o seu trabalho, você deve manter a compostura e responder sempre de forma educada.

Evite descer o nível e responda somente às críticas que fazem sentido. Se você criar uma presença online respeitada, muitos dos seus seguidores irão defender a marca por você.

2 – Mantenha a linguagem visual – a partir do momento que você cria uma linguagem visual, você deverá seguir com ela. Seja consistente nas suas publicações, de forma que os clientes possam facilmente identificar quem você é ao ver um post na linha do tempo.

Eventualmente, você pode ter que mudar elementos da sua linguagem visual e reimaginar sua marca. Quando o fizer, faça a transição informando seu público, para que eles entendam que há uma mudança ocorrendo.

3 – Deixe suas políticas de negócio explícitas – invista um bom tempo nas políticas da sua marca. Seja claro em como funciona devoluções e trocas, para que não haja problemas nos comentários das suas redes.

Ao manter uma comunicação clara e aberta, você poderá sempre citar as políticas da marca quando alguém reclamar. Isso irá manter a comunicação objetiva e os comentários das suas páginas limpos desse tipo de assunto.

4 – Aceite as críticas que fazem sentido – eventualmente, alguns de seus seguidores mais fiéis podem ter críticas construtivas para o seu trabalho.

É importante saber separar as críticas que têm como objetivo te ajudar a melhorar e aquelas que visam apenas ofender. Por isso, seja criteriosa e não hesite em acatar as críticas que trazem bons conselhos.

5 – Interaja com a audiência – se tem uma coisa que aprendemos com as redes sociais de megaempresas como a Netflix, por exemplo, é que interagir de maneira positiva com pessoas e marcas pode render bons frutos.

Investindo nas redes sociais

Investir nas redes sociais é uma das formas mais rápidas de alcançar seu público, mas deve ser feito com cuidado.

Antes de colocar qualquer dinheiro, avalie bem quem são seus clientes e quais os perfis que mais compram com você. Assim, você poderá direcionar seus esforços na direção desse público.

Outra dica valiosa, caso você não tenha o conhecimento necessário, é contratar ajuda profissional para criar seus filtros de publicações patrocinadas, para garantir o melhor retorno por real investido.

 Tempo

Por fim, a dica mais valiosa nesse tópico é: tome o seu tempo para aprender.

Redes sociais estão longe de ser tão simples quanto parecem. Por isso, não tenha medo de ir devagar e pesquisar bastante antes de iniciar suas atividades digitais.

Janome, Apaixone-se!

Leave a reply