Quais são os tecidos mais utilizados em alfaiatarias.

33
Quais são os tecidos mais utilizados em alfaiatarias.

Voltamos com um assunto chique. Dessa vez, vamos falar sobre costura fina, a alfaiataria.

Com toda certeza, vocês, amantes da costura conhecem a palavra, e aliás, boa parte da população, provavelmente já ouviu falar ou viu um pequeno ateliê com essa palavra estampada no seu outdoor.

O que se perde muitas vezes é o real significado da palavra alfaiataria.

O que é?

Enquanto muita gente remete a palavra aos ternos, essa primeira associação não está totalmente correta, embora exista uma correlação entre os dois.

Alfaiataria é arte.

Com suas origens voltando lá para a idade média, alfaiataria é a arte de produzir roupas sob medida, de corte impecável, estruturadas, bem forradas e costuradas com excelência.

O método surge primeiramente para o público masculino, porém, e vai aos poucos alcançando o público feminino, com mostras no século XVI com Elizabeth I, no entanto, só vai se popularizar realmente com as mulheres no século XIX, quando elas começam a usar roupas compostas por mais de uma peça sobrepostas, por exemplo, o casaco basque por cima de uma blusa e saia longa.

A história da alfaiataria no público feminino ainda passa por grandes nomes como Coco Chanel lançando um novo tipo de Tailleur, Dior e o New Look e finalmente Yves Saint Laurent populariza de vez a alfaiataria feminina com o Smoking Feminino.

Por isso, apesar de ser amplamente associada ao público masculino, a alfaiataria tem, também, uma grande história e apelo junto ao público feminino.

Diferencial

A alfaiataria se destaca de outros métodos por seu acabamento fino e refinado.

Os cortes são impecáveis e o caimento deve ser perfeito, respeitando as medidas de quem veste.

A alfaiataria pode ser identificada por seu acabamento que valoriza o conjunto e modelagem diferenciada.

A forração e estruturas internas também são pontos muito característicos do método.

Os tecidos

Agora que já estamos por dentro dessa belíssima forma de arte, vamos ao coração deste texto, os tecidos!

Se a história por trás do método te despertou interesse, certamente você já deve estar imaginando quais os tecidos que você poderá utilizar para se aventurar no mundo da alfaiataria, certo?

Então, sem mais delongas, vamos aos panos:

1 – Crepe Alfaiataria: possui elastano em sua composição, dando uma boa flexibilidade, porém, é um tecido encorpado e possui um caimento pesado, ficando muito elegante em peças de inverno.

2 – Linho: um clássico, fino e de muita elegância, muito associado às estações mais quentes. Por ser composto por fibras naturais, o linho é um tecido leve, apresentando um visual rústico, porém, versátil. O linho ainda pode ser divido em três tipos, o puro, este, mais pesado e recomendado para a confecção de calças e bermudas, a cambraia de linho, tecido mais leve, excelente para produzir camisas e camisetas, e o linho misto, que possui outros tipos de fibras em sua composição, como o algodão, o que confere algumas vantagens, como o menor custo e menos amassados.

3 – Lã fria: um tecido nobre, de alto padrão e com brilho na medida certa. A lã fria é chamada assim devido a sua propriedade de isolamento térmico que ajuda a manter o corpo fresco nos dias mais quentes. A lã tem a classificação “super”, e a partir de “Super 100”, já é considerada lã fria.

4 – Zibeline: excelente opção para vestidos e conjuntos sociais, o zibeline é um tecido pesado e bem encorpado, o que proporciona uma ótima estrutura às peças. Possui um brilho acetinado e pode ser composto desde seda pura até fibras sintéticas.

5 – Lã Mista: um tecido de ótima qualidade e muito utilizado em produções de alfaiataria masculina como blazers e calças, também vendo uso na alfaiataria feminina.

Esses são alguns dos tecidos mais utilizados na arte da alfaiataria e ajudam a produzir algumas das peças mais belas que vemos por aí.

Se você é como a gente e adora se desdobrar no universo da costura, experimentar produzir peças de alfaiataria pode ser um ótimo caminho para se aperfeiçoar na nossa nobre paixão.

Então, já conversa com a sua máquina de costura Janome e diz pra ela ficar prontinha para suas próximas experiências!

Janome, Apaixone-se!

54321
(0 votes. Average 0 of 5)
Leave a reply