Dicas e truques para tornar seu ateliê mais atrativo aos clientes.

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Dicas e truques para tornar seu ateliê mais atrativo aos clientes.

Estamos de volta com mais uma seleção de “hacks” (dicas) para o seu ateliê.

Todos amamos dicas e truques, principalmente aquelas bem simples e que podemos pôr em prática tão logo terminamos de ler o artigo, não é mesmo?

Dessa vez, vamos ir por um caminho um pouquinho diferente e explorar algumas dicas que podem fazer toda diferença na apresentação do seu ateliê, afinal, uma boa apresentação é um ótimo atrativo para os clientes se interessarem pelo seu negócio em específico.

Apresentação

Você já deve ter passado pela experiência de passar por um estabelecimento tão bonito que seus pés simplesmente se moveram por conta própria, e quando você se deu conta, já estava dentro do local, não é?

Todas já passamos por isso, e o seu ateliê não é diferente.

Uma boa apresentação pode ser a diferença na hora de atrair um cliente de maneira espontânea.

A dica aqui é que não importa se você tem um ponto físico ou digital, existem maneiras de tornar a apresentação bela!

Para os pontos físicos é um pouquinho mais trabalhoso e custoso, mas, vale a pena investir na manutenção da fachada e dos banners de exposição.

Um banner bonito e uma fachada arrumada convencem a pessoa a pelo menos entrar para conhecer.

Por isso, é importante investir no design dos seus banners e na aparência externa da loja.

Para os pontos digitais a coisa fica um pouco mais fácil, e o investimento irá se limitar em dois pontos principais:

  • Identidade visual para as redes sociais: um logo e layout bonitos para suas publicações.
  • Um espaço para fotografias: seu ateliê não precisa ser necessariamente o espaço mais belo e organizado (embora seja recomendável), porém, reserve um espaço com uma boa iluminação e peças de decoração bonitas na hora de fotografar seus produtos (clique aqui para ler nosso guia de fotografia).

Uma bela apresentação convence e agrega valor ao seu serviço.

Recepção

Se você trabalha com roupas, a chance de que você esteja recebendo clientes no seu local de trabalho é grande, seja para tirar medidas, ajustes ou entregar pedidos.

Nesse ponto, é essencial ter um local para receber os clientes e não precisa ser no meio da confecção.

Se o espaço é pequeno, algumas simples divisórias podem dar conta de separar os espaços, dando uma sensação maior de profissionalismo.

Caso você tenha um local de bom tamanho, ter um espaço de recepção e um provador bem decorados e aconchegantes são pontos que irão destacar seu ateliê dos demais.

A sensação de conforto é muito importante, e todos já passamos por experiências em lojas confortáveis e desconfortáveis para ter uma base em quais pontos devemos trabalhar.

Quando tiver experiências positivas e negativas e outros estabelecimentos, anote-as para que você possa aplicar esse aprendizado no seu próprio negócio e proporcionar uma melhor experiência para os seus clientes.

Eles certamente ficaram encantados e dispostos a recomendar e retornar várias vezes.

Pequenos diferenciais

Já discutimos anteriormente sobre a importância de ter diferenciais nos seus produtos, nesse tópico, no entanto, iremos abordar outros tipos de diferencias, mais sutis e que não precisam necessariamente ser anunciados.

1 – Serviços: disponibilizar pequenos serviços especiais para clientes, podendo ser para todos ou apenas àqueles mais fiéis é um ponto diferencial muito importante. Por exemplo, tirar medida em domicílio, disponibilizar ajustes por um prazo após a compra (ajustamos nossas peças por até 30, 60 ou 90 horas após a compra) ou serviços de entrega.

2 – Atendimento: trabalhar na forma de como você irá recepcionar seu cliente no seu ateliê, ter sempre uma jarra d’água e bolachinhas para servir, ou até mesmo café ou chá. Criar a sensação de familiaridade e empatia do cliente com o seu estabelecimento é uma excelente forma criar um vínculo emocional e garantir um cliente fiel.

3 – Mimos: pequenos mimos podem significar muito para seus clientes, principalmente àqueles de longa data. Um cliente, aniversariante faz um pedido, adicionar uma pequena peça, como um laço ou uma almofadinha decorada feita na sua Janome podem ter um grande impacto emocional. São pequenos detalhes de baixíssimo custo que te mantém próxima de seus clientes.

Organização

E para finalizar nossa série de dicas, vamos à parte organizacional.

Não estamos falando da organização do seu ateliê, mas sim do seu serviço.

Fila é algo chato.

Todos odiamos.

Por isso, se você possui uma agenda cheia, pode ser recomendável abri-la por temporadas, ao invés de ter clientes ligando e ouvindo que há uma fila de espera de 6 meses para um vestido.

É recomendável trabalhar com listas mensais ou bimestrais, assim, a pessoa sabe que a lista de outubro, por exemplo, está lotada, e se ela quiser seu serviço deverá ligar bem cedo quando a lista de novembro abrir.

Dessa forma, ao invés de ter clientes desistindo por causa do longo prazo de espera, você terá clientes ávidos para ligar assim que o próximo mês começar para conseguir uma peça feita por você!

Esperamos que essas dicas você levar seu ateliê ainda mais longe!

Se quiser ler o último post sobre hacks da costura, basta clicar aqui.

Janome, Apaixone-se!

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