Qual Tecido Devo Usar? Veja como usar os tecidos mais comuns.

118

Escolher o tipo de tecido de tecido certo pode ser o detalhe que define o sucesso ou fracasso na confecção de uma peça de roupa. Neste texto vamos trazer para você alguns dos tecidos mais versáteis disponíveis do mercado e quais peças podem ser feitas com cada um deles para ajudar você ter um ateliê com o estoque de tecidos sempre pronto para qualquer peça que você queira confeccionar.

Tricoline

O tricoline é um tecido muito utilizado por quem está começando a costurar. É um tecido fácil de costurar, pois escorrega pouco, tem uma textura firme, o que facilita também na hora de cortá-lo.

O tricoline também é conhecido por ter um toque macio, por conta de sua composição ser de 100% de algodão e ter como característica proporcionar um caimento mais armado nas peças.

O tecido é muito utilizado em composições de patchwork, mas sua utilização vai para muito além disso. Liso ou com as mais diversas estampas: floral, xadrez, listras, bolinhas, ele pode ser a base para peças de vestimenta adulta ou infantil, como camisas e peças descontraídas de moda de verão. Seu caimento mais armado e suas diferentes estampas são ótimas para vestidos de crianças e saias rodadas.

Viscose

A viscose também é um tecido com um toque de algodão e que pode ser encontrado com diferentes tipos de estampados. Porém, ao contrário do tricoline, a viscose tem um caimento bem menos armado.

É  um tecido muito leve e, por isso, muito utilizado para peças de roupa de verão, como blusinhas, shorts, macacão. Um ponto negativo da viscose é que ela amassa muito fácil

Uma vantagem na hora de costurar é que ela também não escorrega, sendo de fácil manuseio na hora de cortar e costurar

Crepe Nuage

O crepe nuage tem um toque liso e um brilho levemente acetinado. Diferente da Viscose ele não amassa com facilidade. Por essas características, ele é um tecido que é muito utilizado para a confecção de peças mais sofisticadas e elegantes como camisas, saias, vestidos longos. Mais sofisticadas e elegantes

Bengaline

A bengaline é um tipo de sarja que tem muita elasticidade. É um tecido bem fácil de acomodar no corpo então é muito usada na confecção de peças de roupas mais justas ou ajustadas ou corpo. Pode ser a base para calças e shorts e também para saias lápis e fica também é perfeito para a construção de vestidos tubinho.

Esperamos que essa lista ajude você a criar cada vez mais e melhor com as máquinas Janome!

Janome, apaixone-se!

 

54321
(0 votes. Average 0 of 5)
Leave a reply