Utilidades para o ponto ziguezague

104

Utilidades para o ponto ziguezague

Entre alguns dos pontos e técnicas mais básicas da costura com máquinas podemos listar o ponto reto e a casinha de botão.  O ponto reto é aquele que usamos para juntar dois tecidos ou até mesmo fazer o contorno de desenhos para a decoração de peças, até bordado dá para fazer com esse tipo de ponto. Já a casinha de botão, como o nome já diz, é essencial para a costura, já que sem elas muitas peças seriam simplesmente impossíveis de serem vestidas!

Mas quando falamos de pontos básicos de uma máquina de costura nunca podemos deixar de lembrar do ponto ziguezague. Ele é um ponto ao mesmo tempo, muito simples, mas também bastante versátil. Para um bom trabalho com a máquina de costura, é fundamental saber trabalhar com ele.

Abaixo, vamos mostrar para você três situações nas quais o ponto ziguezague é usualmente utilizado, sendo um ótimo aliado no ateliê de costura:

Firmeza da costura

O ponto ziguezague é um ponto mais firme do que o reto e essa característica pode ser útil em diversas situações. Uma delas é no uso de costuras e tecidos elásticos. Nesse tipo de tecido o ponto reto acaba se desfazendo com muita facilidade, por não ter a costura em apenas uma linha, o ponto ziguezague traz mais segurança à costura de materiais dessa natureza, sendo bastante utilizado nesses casos.

Bordar

Se com o ponto reto é possível fazer contornos de desenhos com facilidade, o ponto ziguezague é perfeito para fazer o preenchimento de desenhos em tecidos. Sendo direto, o ponto ziguezague pode ser usado para “colorir” a parte interna de desenhos quando usado nos seus comprimentos menores.

Decoração de peças

Além de poder ser utilizado para preencher tecidos e peças variadas, dando vida a desenhos, formas reais ou abstratas quando utilizado comprimentos menores, o ponto ziguezague também pode ser usado como padrão decorativo com comprimentos de ponto maiores. É muito comum ver essa utilização em bordas de peças como blusas ou almofadas, por exemplo.

Estes exemplos podem, com toda a certeza, serem combinados para criar ainda mais possibilidades de utilização do ponto ziguezague em suas peças e criações. A costura, muito além de ser uma atividade que requer muita técnica e paciência, também tem muitos toques de criatividade, imaginação e arte.

Esperamos que com essas pequenas dicas você possa se inspirar e criar roupas, acessórios e peças de decoração que consigam traduzir toda sua personalidade e que elas ajudem você a costurar cada vez melhor.

JANOME, apaixone-se!

Leave a reply