Resgatando peças clássicas.

74
Resgatando peças clássicas.

Recentemente falamos um pouco sobre peças atemporais que você deve ter no seu portifólio. Dessa vez, vamos ir por um caminho alternativo e comentar sobre peças que marcaram época e deveriam ser resgatadas nos dias de hoje.

Por isso, se você é uma amante da nostalgia e tem gostaria de ver algumas peças antigas voltando ao mundo da moda, fica com a gente e vamos juntos viajar no tempo!

Anos 70

Vamos começar por umas das épocas mais queridas e lembradas por quem viveu e por quem acompanhou pelos filmes, os anos 70!

A última década da brilhantina estava recheada de estilos únicos e característicos, que marcam presença em qualquer filme ou seriado que se passe na época, mas que andam esquecidos no mundo da moda.

A primeira peça que vamos destacar é a calça boca de sino, eternizada nos “Embalos de Sábado a Noite” e vestuário permanente de grandes estrelas do rock como Jimi Hendrix e outras grandes estrelas que deram início à década.

A peça é característica pelas largas bocas na barra, que dão o nome às calças e pode ser feita por uma variedade de materiais, tradicionalmente confeccionada em jeans e sarja.

Outra peça que marcou os anos 70 é o macacão, feito em uma peça só, justa e colada ao corpo, marcando bem a silhueta da pessoa.

Por fim, fechamos a década de 70 com as calças flare, que estão voltando ao cenário da moda recentemente, sendo muito populares no verão por sua característica bem larga e arejada. Mas, não entraremos em detalhes aqui, pois essa é uma peça que já foi resgatada!

Anos 80

Os anos 80 foram tempos conturbados e de características únicas, a década do futuro ou década perdida dependendo de onde e para quem você pergunta. Mas se tem algo que se destacou no período foi a moda.

A variedade de estilos é tão grande, que temos diversas peças que deveriam ser resgatadas e algumas que talvez seja melhor deixarmos lá nos anos 80 mesmo.

Vamos começar com um clássico, o Blazer, corte quadrado e ombreiras, esse era o visual que se destacava nas mulheres da época, que viram no estilo uma maneira de se impor no espaço recém conquistado no mercado de trabalho. No entanto, a popularidade da peça foi tanta que diversas mulheres começaram a adotar o Blazer como um acessório, utilizando junto com roupas descoladas. Um exemplo clássico, que os cinéfilos vão se lembrar, é o visual da atriz Demi Moore no filme “Ghost”.

Na parte de “baixo”, as calças de cintura alta eram peças corriqueiras e adoradas, não é à toa que o visual ressurge de tempos em tempos, sempre elegante e estiloso. Se você quer dar uma variada no estilo das suas calças, a cintura alta é uma opção muito atraente.

Entre os mais jovens, coletes e suspensórios eram constantes e muitas vezes feitos em casa pela própria molecada! Outro acessório muito charmoso da época e que merecia um pouquinho mais de atenção moderna são as polainas, tradicionalmente feitas para o inverno e para serem utilizadas como uma barreira extra na região da panturrilha. Esse “meião” era uma presença obrigatória no guarda-roupas das meninas que combinavam a peça com absolutamente TUDO!

Os anos 80 são uma década muito rica para a moda e a infinidade de estilos não iria caber aqui, mas fica a dica de inspiração para quando você quiser buscar referências!

Anos 90

Parece que foi ontem, mas os anos 90 já acabaram há 22 anos e quem viveu a época talvez não tenha percebido, mas a moda mudou muito desde então.

Vamos começar com um clássico que todo mundo tinha, seja comprado ou feito naturalmente, o Jeans Rasgado! Peça marcante da época, simples de fazer, por vontade própria ou não.

Qualquer pessoa que tenha assistido seriados e filmes clássicos da época deve ter percebido que um (ou todos) os personagens possuíam um belo par de jeans rasgados. Aprender a fazer os desfiados e rasgos em um jeans de maneira correta é bem fácil, apenas demanda um pouco de paciência, mas é uma peça que você pode rapidamente adicionar ao seu repertório!

Se formos para o lado dos acessórios, scrunchies são estilosos e merecem voltar ao mainstream. Super fáceis de fazer, com uma variedade imensa de variedades, esse é outro item que você poderia vender aos montes.

Os anos 90 são riquíssimos em modas, dos jeans coloridos, segunda pele, jardineiras até as jaquetas e leggings. Certamente existe muita coisa a se resgatar da época, mas vamos deixar um pouco de material para o próximo texto!

Janome, Apaixone-se!

 

 

Leave a reply